política

Zaffa e o número de Bolsonaro, ou não; O que fará maior partido de Gravataí nas eleições para governador e presidente

A ilustração deste artigo é o tuíte do prefeito de Luiz Zaffalon (MDB) que incitou teorias da conspiraçãos nesta quarta-feira.

Como naquela do Millôr, “fofoca você deve espalhar logo, porque pode ser mentira”, o print ganhou  compartilhamentos em whatsapps de políticos de Gravataí.

É que 22 é o número do PL, novo partido de Jair Bolsonaro e número do presidente na disputa pela reeleição neste ano.

“Bom sinal… ou não”, postou Zaffa, após fotografar o relógio na praça da Prefeitura e lembrar Caetano Veloso em um bordão que, conforme o próprio artista, tem como origem "Cabeça", música de Walter Franco, que repetia "ou não", o que passou a ser referido como complemento de conversa de "intelectual hippie".

Fato é que seu MDB, hoje maior partido de Gravataí, ainda não tem consensos para as eleições nacional ou estadual; o que permite todo tipo de especulação.

Nacionalmente, nos últimos dias – enquanto rolava beijo triplo no BBB – foi notícia que Renan Calheiros defendeu apoio do MDB a Lula; o ex-presidente articulou apoio do PT ao emedebista Helder Barbalho no Pará; Pedro Simon sugeriu que a candidata do partido, Simone Tebet, seja vice de Sérgio Moro (Podemos) e Osmar Terra, conforme a RBS, quer o MDB com Bolsonaro.

Já no Rio Grande do Sul, um dia antes da propaganda do governo gaúcho nos minutos que antecederam ao Paredão, a maioria da bancada estadual do MDB (incluindo Carlos Burigo, deputado do ex-governador José Ivo Sartori) abriu apoio a Gabriel Souza nas prévias do dia 19 em que o partido escolhe o candidato ao Palácio Piratini.

O ex-presidente da Assembleia Legislativa é o preferido do governador Eduardo Leite (PSDB).

Patrícia Alba não assinou.

Posição 'anti-Leite' que já saberia quem leu meu artigo Marco Alba pode disputar prévia para governador, diz GZH; O ’anti-Leite’.

Pelo que apurei, nas próximas horas a deputada estadual de Gravataí e o marido, o ex-prefeito de Gravataí Marco Alba, e o prefeito Zaffa devem anunciar apoio a Alceu Moreira nas prévias.

– Leite tenta interferir no MDB. Defendemos independência. Quem decide pelo MDB é o MDB – verbaliza o vereador Alan Vieira, coordenador da campanha dos Alba, que serão seguidos também pelos vereadores Áureo Tedesco, Claudecir Lemes e Marcia Becker.

O vereador Clebes Mendes e o ex-deputado federal Jones Martins vão de Gabrielzinho.

– Se queremos estar com o governo, Gabriel é a cara do projeto que une MDB, PSDB e os outros partidos. Se seremos oposição, Gabriel não pode ser o candidato – resume Jones. 

 

LEIA TAMBÉM

A curtida de Zaffa no post do lançamento de Moro presidente

 

Em Um ano após eleição para prefeito de Gravataí: o que a política mudou na vida de Zaffa, perguntei a Zaffa: “… Eras um outsider da política. Enfrentaste as urnas pela primeira vez e foi eleito prefeito da quarta economia gaúcha. O que mudou neste ano na relação do Zaffa com a política?…”.

Ele respondeu: “… Além da iniciativa privada, em mais de 30 anos de vida pública sempre trabalhei mais com as questões administrativas e operacionais. Desde a eleição me dediquei também às coisas da política, desde a formação do secretariado até a consolidação de nossa base parlamentar. Aprendo diariamente neste convívio. É tudo diferente. Sempre soube das responsabilidades. Desde as composições necessárias para governar, até o comportamento social. Importa às pessoas tudo o que o prefeito diz, como anda, o que posta nas redes sociais. Quem já me acompanhava percebe que parei de fazer postagens da vida pessoal, da família, para evitar interpretações erradas…”.

Ao fim, Zaffa está acostuma(n)do que até enquanto brinca os políticos conspiram.

Pouca diferença faz que a referência ao 22 seja só uma farofada deste dia com cara de feriado; habeas corpus preventivo para não engolir sapo barbudo; o 2 que acompanha seu Grêmio neste ano; ou nada.

 

LEIA TAMBÉM

Um ano de governo, 1h com Zaffa: balanço e perspectivas; Covid, Rio, investimentos, Zaffari, pauta-bomba da Sogil e outras polêmicas

Segue o líder Marco Alba; O grande vencedor da eleição em Gravataí

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Emocore Rave

Expansionismo genético Votem no clichê sagrado Em edição americana Sempre haverá uma Salém Ossos no fundo do poço Carne new wave Emocore rave Para o mal Para o bem.

Leia mais »