saúde

USF Parque dos Eucaliptos reativa grupo de caminhada em Gravataí

No Dia Mundial da Atividade Física  Unidade de Saúde da Família (USF) Parque dos Eucaliptos reativou um grupo de caminhada, realizado em conjunto com moradores da comunidade. Os trajetos, que ocorrem dentro do próprio bairro, são realizados nas segundas, quartas e sextas-feiras, com início às 8h.  

– Esse grupo faz parte do Programa Vida Saudável, voltado, em especial, para hipertensos, diabéticos e obesos, mas, também, para todos que desejam prevenir essas condições. Todos aqueles que quiserem participar são bem-vindos – destacou a coordenadora da unidade, enfermeira Aline Longaray.

De acordo com ela, o grupo também recebe acompanhamento que envolve orientações sobre alimentação saudável, atividade física, consultas médicas e de enfermagem.

Além disso, toda a primeira sexta-feira do mês, às 14h, o grupo tem encontro marcado com a nutricionista do Centro de Nutrição e Qualidade de Vida (Cenq) Cristiele Carlosso. De acordo com a profissional, esses encontros são muito importantes porque os pacientes tiram suas dúvidas sobre alimentação e compartilham suas experiências de mudança de hábitos alimentares com o grupo.

– Nós trabalhamos focados em melhorar a qualidade da alimentação dos pacientes, estimulando hábitos alimentares saudáveis. 

Ainda conforme Aline, as caminhadas costumavam reunir cerca de 35 a 40 pessoas antes da pandemia da covid-19. Com a volta gradual às atividades e com o alto índice de vacinação atingido pelo município, foi possível fazer com que o exercício voltasse a se tornar rotina na vida dos moradores da comunidade. Nesta manhã, ao menos, 15 pessoas participaram da atividade.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, a iniciativa faz parte do conjunto de ações promovidas pela SMS em prol da qualidade de vida da população.

– Além dos atendimentos realizados na saúde especializada pelo Cenq, orientações sobre os hábitos alimentares são ensinadas no Programa Saúde na Escola (PSE) para as crianças, desde cedo, e também para a população geral, por meio dos grupos de nutrição organizados nas unidades de saúde que recebem acompanhamento dos profissionais. 

 

Benefícios da caminhada

 

Segundo o secretário da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer (Smcel), Leandro Ferreira, são diversos os benefícios para aqueles que realizam a caminhada, diariamente, como atividade física.

Entre eles, estão a redução, de até 30%, nos casos de complicações cardíacas, a redução significativa nos casos de pressão arterial, a redução do estresse diário, o controle do colesterol, o reforço da musculatura e o combate à osteoporose.

A USF Parque dos Eucaliptos está localizada na Rua Coronel Sampaio, 614, no bairro de mesmo nome da unidade.

Demais informações podem ser conferidas pelo telefone 3600-7736.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Emocore Rave

Expansionismo genético Votem no clichê sagrado Em edição americana Sempre haverá uma Salém Ossos no fundo do poço Carne new wave Emocore rave Para o mal Para o bem.

Leia mais »