saúde

USF Parque dos Eucaliptos amplia horário de atendimento em Gravataí

O vice-prefeito Dr. Levi Melo e o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca acompanharam o início do horário estendido da Unidade de Saúde da Família Parque dos Eucaliptos.

Agora, a USF fica aberta das 7h às 19h. A ampliação do horário de atendimento faz parte da adesão da unidade ao programa “Saúde na Hora”, criado pelo Ministério da Saúde para facilitar o acesso da população aos serviços da Atenção Básica.

– Estamos muito felizes com esta conquista da USF Parque dos Eucaliptos, que expande os atendimentos, dando a oportunidade de atender um número maior de pessoas. Entendemos que essa ampliação na oferta de serviços trará inúmeros benefícios à população local, além de um grande impacto social, pois possibilitará horários mais flexíveis à população – disse Dr. Levi.

Régis Fonseca complementou que a iniciativa trará melhoria no acesso, uma vez que uma parcela da comunidade trabalha durante o horário de funcionamento da unidade.

– Com horário estendido, até as 19h, será possível realizar um número maior de atendimentos, ampliando o acesso da população aos serviços da atenção primária, como consultas médicas e odontológicas e coleta de exames laboratoriais – explica.

Aline Dutra Longarai, coordenadora da USF Parque dos Eucaliptos, informou que não haverá mudança para os pacientes que já são atendidos (com relação às agendas e à oferta de serviços de saúde).

– Ao todo, são três equipes de Saúde da Família completas e uma de Saúde Bucal.

Trabalhando o conceito de qualidade de vida e alimentação saudável com diversos grupos de oficinas e programas, a horta comunitária é uma realidade, há alguns anos, na USF Parque dos Eucaliptos.

– Uma horta comunitária pode ter muito mais valor do que, simplesmente, fornecer alimentos. São pequenas porções de terra, mas com muito significado para a comunidade, pois funciona como integração e ação terapêutica. E, claro, proporciona mudanças nos hábitos alimentares – disse Moni Santos, usuária da unidade.

A iniciativa foi da direção e dos funcionários da USF, mas já ganhou a simpatia e o entusiasmo dos integrantes dos grupos de nutrição e diabetes, que participaram de uma oficina de plantio em espaços alternativos. A comunidade aprendeu sobre a importância de se manter uma alimentação saudável e técnicas que devem ser aplicadas para o plantio em espaços alternativos.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Emocore Rave

Expansionismo genético Votem no clichê sagrado Em edição americana Sempre haverá uma Salém Ossos no fundo do poço Carne new wave Emocore rave Para o mal Para o bem.

Leia mais »