saúde

USF Barro Vermelho completa um ano de atendimento noturno em Gravataí

A Unidade de Saúde da Família (USF) Barro Vermelho celebra, durante esta semana, um ano de participação na equipe de Atenção Primária (eAP), modalidade de equipe assistencial que fornece atendimentos no turno da noite. Com isso, a unidade passou a contar, desde o ano passado, com horários de atendimento também das 18h às 22h e sem fechar ao meio-dia, o que permitiu acesso a consultas e exames de rotina em horários flexíveis a mais pessoas.

– Essa ampliação dos horários possibilitou mais atendimentos para a maior parte da população e também para aqueles que trabalham durante o dia e não conseguiam vir para os atendimentos em horário comercial – destacou a coordenadora da unidade, enfermeira Liliana Schavinski.

Com horário de atendimento das 7h às 22h, está sendo ofertado um serviço de saúde amplo aos moradores daquela região, que compreende diversos bairros, como Sagrada Família, Barro Vermelho, Itatiaia, Padre Réus, Caveira, Residencial Breno Garcia, Guadalajara, Santa Cecília, Xará, Loteamento Princesa, entre outros.

Atualmente, três equipes prestam os atendimentos no posto durante o dia, conforme a área cadastrada, e uma – representada pela eAP, formada por médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem – à noite, sendo ampliado para as regiões vizinhas. Cerca de 3 mil atendimentos são realizados mensalmente na unidade.

– Temos uma demanda grande e estamos sempre buscando melhorias de atendimento aos nossos pacientes, juntamente com a SMS – completou Liliana.

Segundo a coordenadora, esta era uma demanda antiga da comunidade local, que, anteriormente, precisava se deslocar para outras áreas quando necessitava de atendimento de atenção primária em horários alternativos. Durante a ampliação de horários, são realizados procedimentos de enfermagem, curativos, verificação de sinais vitais, retirada de pontos, aplicação de medicamentos e vacinas, entre outros serviços. Também são oferecidos serviços de Saúde Bucal com agentes especializados.

O secretário da Saúde, Régis Fonseca, reforçou a qualidade dos serviços providenciados pelo município:

– Temos uma rede de saúde ampla e com profissionais qualificados. Nossa gestão trata a Atenção Básica como prioridade e sempre buscamos qualificar ainda mais o atendimento ofertado à população. A ampliação do horário de gestão era uma das metas prioritárias do Governo Municipal. 

Já o coordenador da Atenção Básica da SMS, enfermeiro Luciano Albrecht, destacou a efetividade da iniciativa.

– Trata-se de um horário estendido em que os serviços permanecem realizando atendimento com vistas a facilitar e ampliar o acesso da população.

Luciano destacou, ainda, que o atendimento das equipes de atenção primária no horário noturno (das 18h às 22h) também ocorre na UBS Morada do Vale I e na UBS São Judas Tadeu.

Segundo Luciano Ramos, paciente da USF Barro Vermelho, o serviço à noite é importante para quem mora nos bairros próximos à unidade.

– É muito bom porque, se acontece qualquer coisa, nós podemos ir aqui perto. Não precisamos ficar procurando outro posto. E o atendimento aqui sempre foi muito bom quando precisei.

Demais informações sobre a USF Barro Vermelho podem ser consultadas pelo telefone 3600-7680.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Emocore Rave

Expansionismo genético Votem no clichê sagrado Em edição americana Sempre haverá uma Salém Ossos no fundo do poço Carne new wave Emocore rave Para o mal Para o bem.

Leia mais »