Cachoeirinha tem um arqueiro de 17 anos, morador do bairro Vila Imbuí, que possui em seu currículo 25 medalhas estaduais, seis nacionais, três troféus gaúchos e uma Comenda de Mérito Esportivo como melhor do ano! Tudo isso conquistado a partir de 2014, quando ele ingressou no projeto Alvo no Futuro, desenvolvido pela Prefeitura desde 2013, com apoio da associação Arthemis e da Federação Gaúcha de Arco e Flecha (Fegaf). A iniciativa consiste em oficinas gratuitas de Tiro com Arco, oferecidas em turno inverso a alunos da rede pública de ambos os sexos, para estudantes de 10 a 16 anos.
O atleta premiado é Rafael de Lima Roxo, estudante da escola estadual Rodrigues Alves, campeão brasileiro no ano passado (categoria cadete) no Campeonato Brasileiro que ocorreu em Belo Horizonte (MG), em julho. Ele conheceu o projeto através de um amigo, mas não conhecia o esporte.
– Me relacionei muito bem com o arco e flecha e a cada dia fui amando mais e mais. As pessoas acharam muito diferente, porque não era um esporte muito conhecido mas, ao longo do tempo, meus amigos e familiares conheceram o Tiro com Arco e começaram a me apoiar de uma forma incrível! Até hoje recebo um apoio enorme deles – contou.
E com quantas medalhas, conquistadas em apenas cinco anos de prática esportiva, não poderia ser diferente!
Entre as conquistas, ele destaca as recebidas em campeonatos nacionais:
– Me marcaram muito as do ano passado, quando fui Campeão Brasileiro por equipes e individualmente.
Sobre o projeto Alvo no Futuro, Rafael avalia que está colaborando para desenvolver o esporte na cidade e, para quem pensar em fazer parte dele, o atleta dá um recado:
– Não só pensem, mas entrem mesmo. Eu não consigo explicar o quanto esse esporte é maravilhoso! Cada criança que entra para o projeto faz parte da história do Tiro com Arco gaúcho. O meu sonho e meta é poder representar o Brasil em uma Olimpíada e estou treinando muito para isso. Acredito que cada criança que entra para o projeto tem potencial para chegar lá também. Além do desenvolvimento do esporte, o projeto prioriza muito o desenvolvimento da pessoa. Me ajudou muito nesses cinco anos em que faço parte. Me ajudou a entender o caminho certo das coisas. Na escola, consigo me focar e aprender matérias nas quais eu tinha dificuldade antes. Minha concentração ficou muito boa e me ajudou bastante nos estudos e em casa.
Segundo o coordenador do projeto, Cristiano Vaz Zarichta, Cachoeirinha é reconhecida nacionalmente como um dos municípios com maior formação de arqueiros de base para o país.
– Posso dizer, com orgulho, que o esporte no Rio Grande do Sul tem um marco antes e depois do Alvo no Futuro.
O prefeito Miki Breier, lembra que, com a atividade, Cachoeirinha se tornou destaque nacional e é vista como a segunda cidade com maior formação de base no Brasil:
– Na rede pública municipal, o esporte é oferecido no turno inverso.
LEIA TAMBÉM