cultura

O Livro dos Pássaros estreia terça com cinematografia do gravataiense Bernardo Zancan

Peça alemã em linguagem audiovisual estreia terça no festival Palco Giratório

Bookpink – O Livro dos Pássaros é uma montagem cênica e digital, contemplada pela 5ª edição do edital TRANSIT, do Goethe-Institut de Porto Alegre, e traz diversas reflexões sobre nossas existências atravessadas por questões globais da atualidade. A peça alemã em linguagem audiovisual, que estreia terça-feira no festival Palco Giratório, tem cinematografia do gravataiense Bernardo Zancan.

O texto da alemã Caren Jeß propõe sete cenas com personagens-pássaros e nos envolve em temas filosóficos com narrativas carregadas de um humor ácido e atual. A partir de um conceito que mistura uma espécie de reality show, documentário de vida selvagem e birdwatching, a peça mostra personagens em um não-lugar, travando suas lutas internas, expondo seus conflitos de individualização, destilando suas frustrações com relação ao resto do mundo e a si próprios.

O espetáculo foi dirigido por Liliane Pereira, que usou do distanciamento ocasionado pela pandemia e convidou artistas de diferentes lugares para o projeto. Jeffie Lopes, Giovana de Figueiredo, Marcos Kligman, Leon Oliveira e Gisela Rodriguez, também dramaturgista do espetáculo, estão em Porto Alegre, Ed Lannes, de Itaqui, interior do estado. Vivian Salva, Yheuriet Kalil e Bia Malagueta estão em São Paulo e a atriz suíça Luna Schmid fez sua participação diretamente da Alemanha. A cinematografia é de Bernardo Zancan, projeções de Jana Castoldi, trilha sonora, edição e finalização audiovisual de Paulo Ratkiwiecz.

A estreia será realizada no festival Palco Giratório do SESC RS, com exibição gratuita pelo Youtube do SESC. Além da estreia, no dia 12 de outubro, às 20h, outras cinco apresentações virtuais serão exibidas ao longo de 2021, uma delas dando sequência ao evento Dramatik! do Goethe-Institut São Paulo.

Ainda integrando o projeto Transit, o debate Experimentos Cênicos Virtuais – Fábulas em Trânsito será realizado no dia 14 de outubro, às 16h, com inscrições abertas no site do Goethe-Institut. No debate estarão presentes Caren Jeß, , Liliane Pereira, Hayline Vitoria da Rosa, Thiago Silva e Michele Rolim.

 

Sobre a obra

 

Em sete miniaturas poéticas e cômicas, Caren Jeß (Alemanha) descreve abismos humanos, constelações sociais e debates atuais. Em seu ‘compêndio dramático’, termo definido pela autora, ela permite que seus protagonistas pássaros conversem tanto quanto as ervas selvagens, ou ervas daninhas, que amam a si mesmas, usam nomes latinos e crescem em meio às rachaduras da calçada, elas temem por suas vidas ao observar o jardineiro – a disposição dia – mas sabem sobreviver nas fissuras entre as lajes do pavimento.

Com Bookpink, um material com diálogos inovadores e uma série de cenas caprichosas, Caren Jeß foi escolhida como a dramaturga revelação do ano no Theatre Heutes 2020 (Alemanha).

 

SERVIÇO DA ESTREIA

: O que – Bookpink, O Livro dos Pássaros

Quando – 12 de outubro de 2021, 20h

Onde – Canal SESC/RS no Youtube (https://www.youtube.com/sescrs), com acesso grátis

Duração – 90min

Classificação – 14 anos

Contato – Liliane Pereira (11) 97564-3695 liliane@folkprodutora.com 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade