cultura

É Ágora: Vamos ler, Cachoeirinha?; Campanha será lançada com Juremir Machado da Silva

O Instituto Cultural e Social Ágora lançará na próxima segunda-feira, 21 de fevereiro, às 19h, com a palestra on-line "Para que serve ler?", de Juremir Machado da Silva, a campanha "Vamos ler, Cachoeirinha?", que visa colaborar para a construção de uma cidade mais leitora.

A diretoria da entidade espera poder contar com a adesão de parceiros da Biblioteca Comunitária Sol e Lua (2013), da qual é a entidade mantenedora; da Semana da Poesia de Cachoeirinha, cuja 10ª edição será realizada este ano: do projeto Quitanda da Leitura (2011), que promove a circulação de livros na cidade; e da Parada da Leitura (2017), que disponibiliza livros à comunidade na parada de ônibus 51 da Av. Flores da Cunha — iniciativas que assumiu ao ser fundada em 2020 —, e de seus projetos mais recentes, assim como de outros interessados.

A ideia é que esta campanha se torne um programa permanente, capaz de promover a valorização da leitura no imaginário popular; de democratizar o acesso ao livro; de colaborar para a formação de leitores e mediadores de leitura; de estimular e difundir a produção literária local; de fomentar a economia do livro e de redundar na definição e implementação de políticas públicas mais efetivas para a área.

A diretoria do Instituto Ágora espera que a mídia, os meios de comunicação interna e externa dos órgãos públicos, empresas, entidades e coletivos envolvidos e até as redes sociais dos indivíduos que decidam participar ou apoiar a campanha sejam utilizados para ampliar sua abrangência e seu impacto social.

Os interessados em aderir a esta iniciativa podem informar, pelo grupo da campanha "Vamos Ler, Cachoeirinha?" no Facebook, o que realizam ou pretendem realizar, em termos permanentes, em prol da promoção da leitura em Cachoeirinha.

A transmissão da palestra será feita pela página da entidade no Facebook. 

Juremir Machado da Silva é professor da PUCRS, jornalista, escritor, historiador, colunista diário do site Matinal Jornalismo e publicou, entre outros livros, o recém lançado Quase (toda) poesia.

A mediação da palestra ficará a cargo da professora, psicóloga e psicopedagoga Jeani Corrêa Barcellos, vice-presidente do Instituto Cultural e Social Ágora.

Mais informações: contato@institutoagora.org  – (51) 99116.9040

 

ALGUMAS AÇÕES QUE PODEM SER FEITAS POR PARCEIROS:

: criação ou qualificação de espaços de leitura para público interno e/ou externo em órgãos públicos, empresas e entidades;

: criação de espaços de leitura e de troca-troca de livros, entre outras ações, em logradouros públicos;

: promoção de cursos, oficinas e encontros com autores voltados à formação de leitores e de mediadores de leitura;

: promoção de oficinas de produção literária e editorial;

: promoção de saraus e concursos literários.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade