abastecimento

Corsan investirá 1 milhão para levar água a zonas pobres de Cachoeirinha

Obras abrangem bairros como Canarinho, Vila União, região do IRGA e Rua 4

O prefeito de Cachoeirinha Miki Breier assinou contrato com a Corsan para a implantação do Programa Água, Vida e Cidadania, para ampliar acesso à água tratada para população de baixa renda, em áreas de ocupação consolidada.

A Corsan investirá cerca de R$ 1 milhão nas obras, que abrangem bairros da Zona Norte da cidade, tais como Canarinho, Vila União, região do IRGA e Rua 4.

O trabalho técnico social começa em junho e, um mês depois, iniciam-se as obras de regularização das ligações de água. A previsão de conclusão é de seis meses.

Além da água tratada, a população atendida também terá acesso a benefícios, como primeira ligação gratuita e três meses de suspensão do faturamento da área para a realização do trabalho socioambiental de conscientização do consumo, bem como tarifa social no período de dois anos, a partir da implantação do projeto. O Programa tem ainda o intuito de diminuir as perdas físicas de água nos sistemas de abastecimento.

– O tratamento e a distribuição de água são problemas históricos em Cachoeirinha – disse o secretário da Fazenda, Elvis Valcarenghi.

– Realizamos um trabalho técnico e social e a Prefeitura teve agilidade para viabilizar a estrutura necessária para darmos início a esta obra – apontou o diretor comercial, inovação e relacionamento da Corsan, Jean Carlo Bordin.

Para o superintendente comercial da Corsan, Massiani Lozekan Durgante, o projeto proporciona a inclusão das pessoas que vivem em áreas onde a água não é tratada:

– A Prefeitura está de parabéns em aderir ao Programa. Nós que visitamos diversas áreas e comunidades, sabemos o desafio que representa levar água de qualidade à população.

O vice-prefeito, Maurício Medeiros, lembrou que Cachoeirinha é uma das cidades da região metropolitana que mais utiliza os serviços da Corsan.

– Temos uma parceira consolidada entre o município e a companhia, mas precisamos avançar ainda mais, dando acesso à água e evitando o desperdício.

Representando a Câmara de Vereadores, os vereadores Gilson Stuart, Brinaldo Mesquita e Otoniel Gomes, lembram que a demanda foi apresentada em Audiência Pública, realizada em fevereiro, quando a população cobrou investimentos em saneamento e abastecimento de água. Os vereadores aproveitaram para cobrar mais resultado da Corsan e maior agilidade nas demandas que vem da Câmara. 

A gerente da Corsan, Eliane Pacheco, adiantou que, no dia 20 de junho, a empresa também dará início à obra da rede adutora de 4km, saindo do Shopping do Vale, com passagem não destrutiva por vala pela Avenida Flores da Cunha, que vai distribuir água na Zona Norte da cidade, no Bairro Vista Alegre.

– O sistema trabalhará através da adução da água, que significa fazer a ligação direta desta ao reservatório, aprimorando a rede de distribuição naquela região – explicou.

No encerramento, o prefeito, Miki Breier, agradeceu a parceria e o empenho de todos:

– Desde 2017, manifestamos o interesse em estreitar nossa relação com a Corsan. Sempre há o que melhorar e este investimento de quase R$ 1 milhão levará abastecimento de água, saúde e cidadania a nossa população.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade