Quem tem bichinho de estimação sabe o quanto é difícil e delicado dedicar-lhes a atenção necessária. Mais ainda quando são cães, e especialmente aqueles que moram em apartamentos e têm pouco espaço para se exercitarem, que necessitam de atividades físicas depois de, às vezes, uma semana inteira sem cruzar a porta do lar.
Foi pensando nisso e depois de conhecer alguns destes ambientes especiais na Região Metropolitana, principalmente em Porto Alegre, que a diretora de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cachoeirinha, Tarciz Laus, pensou em criar na cidade um…
Cachorródromo!
Isso mesmo. Um espaço que vai ser inaugurado às 18h desta sexta (15/3) no Parcão do Parque da Matriz, com cerca de 400 metros quadrados, que dispõe de bebedouros e obstáculos para que os animais se exercitem. Além de sombra e bancos para que as pessoas – tutores dos animais – possam descansar ou apreciá-los em atividade.
— É muito grande o número de pessoas que têm cães em casa e não dispõem de espaço para nadar com eles ou estimular a que façam exercícios, o que é fundamental para a saúde dos bichinhos — diz ela.
: Secretário Belarmino, o Major, e a diretora Tarciz: projeto sem similar na região.
Parcerias
O Hulk Cachorródromo de Cachoeirinha está sendo entregue com praticamente custo zero à administração municipal, a não ser a cedência de funcionários e do espaço. A parceria com empresas da cidade é festejada pelo secretário Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Belarmino Dias, o Major.
— Quase tudo foi custeado por empresas parceiras, cerca de 80%. E isso é importante porque significa que é gente apostando no trabalho que a administração vem fazendo — comenta Major.
É o caso da loja Pet Sperk, inaugurada dia 12 de janeiro na esquina da avenida Flores da Cunha com a Rua Gravataí. Boa parte do custo para implantação do Hulk Cachorródromo, de acordo com o secretário Major, foi bancado pelo empresário Thiago Sperk.
O dono da Pet 24 Horas e Clínica Veterinária que fica na parada 67 da avenida Dorival de Oliveira, em Gravataí, e da nova loja de Cachoeirinha, disse que o apoio ao projeto é uma forma de ajudar a promover o bem-=estar dos animais e para valorizar as pessoas que gostam deles, especialmente, no caso, dos cachorros.
— É para ter um local adequado para os amantes de cães poderem aproveitar com seus pets, principalmente quem não tem pátio ou mora em apartamento. É um local ideal para deixar seu pet brincar — diz Thiago Sperk.
Confira a reportagem em vídeo clicando na imagem abaixo.
Câmeras
A diretora de Proteção Animal, Tarciz, destaca que o espaço conta com monitoramento em tempo integral para evitar que pessoas abandonem os cães no cachorródromo.
— É para evitar que pessoas abandonem seus cães naquele espaço. Abandono é crime, previsto em lei. E quem for flagrado abandonando um animal ali, ou em qualquer outro local, vai ser autuado, terá que pagar multa e vai responder a processo judicial. A pena para este tipo de crime vai de seis meses a três anos — alertou a diretora.
LEIA TAMBÉM:
Pet shop de ponta abre em Cachoeirinha
A Pet Sperk nasceu pequena mas quer ficar grandona
COM VÍDEO | O que fazer para evitar o mês do cachorro louco
COM VÍDEO | Para que servem os brinquedos funcionais
COM VÍDEO | Aqueça seu pet com a ração correta
COM VÍDEO | Seu pet: como evitar as doenças da estação