tradicionalismo

Cavalgada da Chama Crioula dá largada para Semana Farroupilha de 2019

Tradicionalistas de todo estado vão a Tenente Portela buscar uma centelha da Chama Crioula 2019. Grupo de Cachoeirinha parte a meia noite desta quinta e volta no dia 2 de setembro.

Os tradicionalistas de Cachoeirinha começam já nesta quinta-feira (15/8) a viver o clima da Semana Farroupilha deste ano. Uma comitiva com cerca de 20 cavalarianos, entre homens e mulheres, deixa o município a meia-noite rumo à cidade de Tenente Portela, onde vão buscar a Chama Crioula que deverá ficar acessa, na cidade, durante toda a programação que vai acontecer no mês que vem.

Serão percorridos mais de 900 quilômetros – entre Cachoeirinha e Tenente Portela são 470 quilômetros pela BR-386, a Estrada da Produção – pelos cavaleiros e amazonas das entidades tradicionalistas da cidade e convidados. O retorno do grupo, com o candeeiro crioulo, será dia 2 de setembro, segundo o tenente Airton de Souza Espíndola, responsável pelo roteiro, precussoria e relações institucionais da cavalgada.

— Chegaremos às 20h (do dia 2) quando acontecerá a recepção da Chama Crioula 2019 conduzida pela comitiva, no CTG Guapos da Amizade — disse Espíndola.

 

PARA SABER

 

Os cavalarianos são representantes de entidades da 1ª Região Tradicionalista.

 

De Cachoeirinha:

CTG Rancho da Saudade

CTG Guapos da Amizade

CTG Roda de Carreta

CTG Sinuelo da Amizade

Associação dos Piqueteiros

 

De Porto Alegre:
DTG Recanto da Lagoa

 

Revezamento

 

1

O município de Tenente Portela, localizado na região Noroeste do Rio Grande do Sul abriga nos dias 16 e 17 deste mês a 72ª edição da Geração e Distribuição da Chama Crioula.

 

2

A escolha da cidade segue o calendário proposto até o ano de 2044 com revezamento de municípios escolhidos como sedes, especialmente aqueles de maior relevância para o movimento Farroupilha. O evento marca o início dos festejos farroupilhas de 2019.

 

3

Mantendo o ritual que teve início em 1947, cerca de mil cavaleiros das 30 Regiões Tradicionalistas levarão para seus municípios uma centelha do fogo que será aceso na praça que leva o mesmo nome do município.

 

4

A Chama Crioula é o maior símbolo do Tradicionalismo do Rio Grande do Sul. Sintetiza o sentimento de pertencimento de todos os gaúchos e amor a nossa cultura, destaca o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairioli Callegaro.

 

A Chama Crioula

 

:

O simbolismo do fogo é universal por significar o poder e a força. Assim como na Semana da Pátria, também a Semana Farroupilha tem o seu fogo simbólico, que é a Chama Crioula.

 

:

A Chama Crioula tem origem em 1947 quando, pela primeira vez, ardeu um candeeiro crioulo representativo da história, tradição e a alma da sociedade gaúcha, construída ao longo de pouco mais de três séculos.

 

:

Em torno da Chama Crioula o ambiente é de reverência ao passado, culto aos feitos e fatos que orgulham aos gaúchos, de reflexão sobre a sociedade vigente e a que queremos ser.

 

:

Diante do candeeiro em que arde a Chama Crioula o gaúcho que segue à risca as tradições não faz festa, não consome bebida alcoólica e nem dança. A postura deve ser de reverência e compenetração cívica.

 

 

 

 

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade