segurança

Cai índice de roubos a pedestres em Cachoeirinha

Em divulgação do Relatório Final de 2020 da Guarda Municipal, a segurança no município de Cachoeirinha apresentou dados positivos. Os dados analisados foram fornecidos pelo Setor de Inteligência da Guarda e apresenta um comparativo entre os anos de 2019 e 2020.

Implementada em Cachoeirinha no final de junho de 2019, a Operação Trabalhador consiste na atividade de patrulhamento preventivo em vias públicas e paradas de ônibus, de segunda a sexta, das 5h30min às 6h40min, em rotas pré definidas conforme indicadores de criminalidade, com o objetivo de coibir ações criminosas contra os moradores durante o deslocamento até seus locais de trabalho.

Em um demonstrativo anual, no período de janeiro a dezembro de 2019, foram registrados 1.108 casos de roubo a pedestres, sendo 108 durante o horário da operação. No mesmo período, no ano de 2020, foram registrados 771 casos, sendo 74 durante o horário da operação.

Segundo o setor de Inteligência da Guarda Municipal, os casos registrados durante o momento de operação representam em média 9% do total de registros. No comparativo entre os anos de 2019 e 2020, houve uma redução de 31% nas ocorrências de roubo a pedestres durante o horário da Operação Trabalhador.

Segundo demonstrativo dos Boletins de Atendimento do ano de 2020, grande parte dos chamados atendidos são em vias públicas, totalizando 1.273. Através de análises comparativas e quantitativas, considerando o período de janeiro a junho dos anos de 2019 e 2020, houve um aumento de 56% dos atendimentos. O crescimento pode ser justificado pelo estado de calamidade decretado devido à pandemia.

Entre 2019 e 2020 foi registrada uma queda de 34% dos atendimentos em praças públicas, o que mostra eficácia do sistema de videomonitoramento implantado no município.

Na verificação de dados dos indicadores criminais, entre 2019 e 2020, foi obtida uma queda de 54% nos índices de homicídios, 33% nos furtos, 22% no furto de veículos, 30% nos roubos e 13% no roubo de veículos. Os casos de estupro tiveram uma queda de 21% e a lesão corporal contra mulheres diminuiu em 17%.

Pelo Cercamento Eletrônico, foram emitidos 155 alertas, 106 veículos cruzaram pelo sistema em situação de roubo/furto, 82 foram abordados em Cachoeirinha, 32 foram recuperados e 36 indivíduos foram presos. Em análise dos dados, considerando os veículos em estado de alerta e os abordados, o Cercamento Eletrônico apresentou 77,3% de eficiência.

Para o prefeito Miki Breier, um dos pilares da gestão é oferecer um local seguro para os moradores.

– Nossa cidade foi classificada pelo estado como a mais segura da região metropolitana. Somado aos dados positivos, este é um fato que nos mantém focados em melhorar cada vez mais o trabalho da nossa Secretaria de Segurança, proporcionando assim uma cidade melhor para a sua população.

CLIQUE AQUI para conferir o relatório completo.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade