saúde

Cachoeirinha realiza mais de 100 testes no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Atividade foi realizada pelo Serviço de Atendimento Especializado, da Secretaria Municipal da Saúde

O Hospital Padre Jeremias sediou nesta quarta-feira a primeira atividade da Campanha Alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

A ação, desenvolvida pelo SAE (Serviço de Atendimento Especializado), da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o hospital, realizou o aconselhamento sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), HIV/AIDS pré e pós-testes, testes rápido de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, distribuição de material informativo e de preservativos masculinos e femininos. 

Segundo a assistente social e coordenadora do SAE, Kátia Meyer, foram 102 pessoas testadas para as quatro doenças investigadas: HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Nenhum resultou positivo para HIV, mas dois positivaram para sífilis e um para hepatite B.

– No teste é feita a coleta de uma gota de sangue que vai para as quatro lâminas onde os testes são feitos. Em torno de 30 minutos sai o resultado. Em caso positivo, é feita a notificação e encaminhamento para o SAE para a realização de mais exames e tratamento, onde a pessoa fica em acompanhamento médico. É importante que o maior número de pessoas seja testado, pois muitas vivem com a doença sem saber e acabam transmitindo – explicou.

O SAE fica na rua Osvaldo Cruz, 610, bairro Parque Brasília.

 

A PROGRAMAÇÃO

: Sábado, 4, das 9h30min às 15h, na Igreja das Antenas/Canarinho.

Atividades: Aconselhamento sobre prevenção de ISTs, HIV/AIDS pré e pós testes, teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, distribuição de material gráfico, preservativos masculinos e femininos.

Sábado, 11, das 11h às 20h, nas dependências do Shopping e distribuição de material gráfico e preservativos na Av. Flores da Cunha.

Atividades: Aconselhamento sobre prevenção de ISTs, HIV/AIDS pré e pós testes, teste tápido de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, distribuição de material gráfico, preservativos masculinos e femininos.

 

Terça-feira, 14, das 15h às 21h, na Rua Emanuel Messias, 95 – Vila da Paz – Em frente a EMEI Estrela Guia.

Projeto de pesquisa: Vinculação e retenção de pessoas com HIV em serviços públicos de saúde: um projeto demonstrativo na Região Metropolitana de Porto Alegre. Uma parceria entre a SES/RS, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e a Aids Healthcare Foundation (AHF Brasil).

Atividades: Acolhimento, testagem, tratamento para HIV e IST, educação e aconselhamento em saúde sexual trabalhando na vinculação e retenção dos usuários nos serviços de saúde.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade