segurança

Cachoeirinha busca financiamento de 3 milhões para infraestrutura da segurança pública

Prefeito Maurício com secretários Jaime Braz e Tatiana Boazão

O prefeito em exercício Maurício Medeiros busca financiamento junto ao Badesul para aquisição e renovação de equipamentos da segurança pública para Cachoeirinha. A operação de crédito a ser contratada faz parte do programa Badesul Cidades Mais Seguras, cujo principal objetivo é a modernização e aparelhamento das infraestruturas municipais associadas à área de segurança pública, bem como ao estímulo da propagação de cultura de paz e não violência.

O recurso a ser financiado é de até R$ 3 milhões, sendo até 100% do valor financiável destinado para a segurança pública. O prazo será de 60 meses, com até 12 meses de carência, e os juros de 4% ao ano, mais Selic.

Dentre os equipamentos a serem adquiridos estão 50 pistolas, quatro carabinas semiautomáticas, 100 câmeras corporais do tipo GoPro, quatro veículos, seis motocicletas, uma mini van, um drone, 30 coletes a prova de balas, quatro computadores e dois nobreaks para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), entre outros.

Conforme o secretário de Planejamento e Captação de Recursos, Jaime Braz, as dotações orçamentárias necessárias ao atendimento dos encargos decorrentes da operação de crédito constarão dos orçamentos anuais do município.

– O projeto necessita de recursos para que o município possa implementar um conjunto de ações integradas, conforme Plano de Trabalho apresentado pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade.

De acordo com a secretária de Segurança e Mobilidade, Tatiana Boazão, a proposta justifica-se por trazer a oferta de mais segurança à população.

– A ideia é permitir uma maior integração das forças de segurança do município, bem como a realização de um planejamento estratégico integrado, visando à diminuição das ocorrências de vandalismo, de violência contra a mulher, aumento da segurança na zona urbana, a diminuição do índice de homicídios, do tráfico e do uso de drogas.

Para o prefeito em exercício, Maurício Medeiros, o projeto traça estratégias fundamentais para a consolidação de uma política municipal de segurança pública, e redes de proteção da vida da população, de forma articulada com as questões de segurança urbana e direitos humanos.

– Desta forma, poderemos proporcionar uma vida mais saudável aos nossos jovens e melhoria na qualidade de vida das famílias, obtendo resultados positivos na área de segurança e prevenção da criminalidade.

A Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos iniciou o processo de captação do recurso junto à agência de fomento Badesul há cerca de 90 dias. O projeto será encaminhado nesta semana à Câmara de Vereadores, para votação da autorização para o financiamento.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade