educação

Cachoeirinha amplia 580 vagas na Educação Infantil

Quem perdeu o primeiro período de inscrição da Pré-escola para o ano letivo de 2022 poderá se inscrever na Central de Matrículas

A Secretaria de Educação de Cachoeirinha informa ter ampliado de 580 vagas na Educação Infantil para o ano letivo de 2022. A maior oferta de vagas foi possível em razão da operacionalização da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) localizada no Bairro Moradas do Bosque – que recentemente recebeu o nome oficial de EMEI Professora Marli Carmen da Silva –, além da ampliação de turmas em outras EMEIs e nas escolas de Educação Infantil parceiras do município.

Em 2021, eram 630 vagas disponibilizadas para crianças de creche (de zero a três anos) e, para este ano, são 880 vagas disponibilizadas, um aumento, portanto, de 250 vagas. Para Pré-escola, que abrange crianças de quatro e cinco anos, foram disponibilizadas 1.014 vagas no ano passado e, em 2022, são 1.344 vagas, uma ampliação de 330 vagas.

Conforme o secretário de Educação, Cláudio Pinheiro, a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) para creche na Educação Infantil é de atendimento de 50% da demanda até 2024 e Cachoeirinha já ultrapassou este índice desde 2019.

– Encerramos o ano de 2021 com 77% de atendimento e estamos iniciando 2022 com 62% da demanda dos inscritos no mês de outubro atendida, o que deve aumentar ao longo do ano – informa.

Quem perdeu o primeiro período de inscrição da Pré-escola para 2022 poderá se inscrever na Central de Matrículas, na Rua Érico Veríssimo, 570, bairro Parque da Matriz. A partir da segunda quinzena de fevereiro, a Secretaria de Educação começa a chamar e a designar os alunos. As inscrições permanecem abertas até o final do ano letivo.

O mesmo vale para os estudantes de Ensino Fundamental que perderam os demais períodos de inscrição. O primeiro e o segundo período de inscrição ocorreram pela internet, através do site do Governo do Estado, mas para quem não realizou a matrícula, poderá fazer pessoalmente na Central de Matrículas.

Segundo a responsável pela Central de Matrículas, Cheila Macedo, até o momento, foram 1.189 alunos inscritos e já designados no Ensino Fundamental.

– Para o início do ano letivo, estão sendo disponibilizadas 2.116 vagas de 1° a 9° ano do Ensino Fundamental. Aos que ainda precisam se matricular, o critério para distribuição de vagas é o zoneamento – esclarece.

No Ensino Fundamental, assim como na Pré-escola, todos aqueles que se inscreverem terão suas vagas garantidas.

Para se inscrever na Central de Matrículas é preciso levar RG ou certidão de nascimento do aluno, RG do responsável, atestado de escolaridade (constando se permanece ou avança) e comprovante de residência atualizado em nome do responsável. Caso não esteja no nome do responsável, o proprietário deverá fazer uma declaração na conta e assinar, além de enviar uma foto do seu RG.

As aulas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) retornam no dia 21 de fevereiro, na próxima segunda-feira, de forma 100% presencial.

– Aguardamos os estudantes seguindo os protocolos de prevenção à covid-19, tais como o uso de máscaras e a higienização das mãos – afirma o secretário de Educação.

São cerca de 10.600 alunos nas EMEFs do município e em torno de 3.700 nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), totalizando mais de 14 mil alunos atendidos na Rede Municipal de Ensino de Cachoeirinha.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade