política

Sueme Pompeo de Mattos volta comandar Secretaria de Cultura e Esporte de Cachoeirinha

Depois de cinco meses como vereadora de Cachoeirinha e presidente da Frente Parlamentar da Defesa dos Direitos das Mulheres, Sueme Pompeo de Mattos (PDT) retorna à Secretaria de Cultura e Esporte no governo do prefeito em exercício Maurício Medeiros (MDB).

Sueme é advogada, pós-graduada em Direito e Administração Pública e é Presidente da Associação de Justiça e apoio às Mulheres (AJAM).

Em nota, a Prefeitura listou "avanços na área da Cultura e do Esporte, onde principal foco foi o diálogo e a construção coletiva" durante a gestão anterior de Sueme. 

Siga.

"…

1. Retomada do FUCCA, Fundo Municipal de Cultura, que disponibilizou 100 mil, para projetos locais. Com a participação de pareceristas altamente capacitados para  atuarem nas escolhas dos projetos culturais. 

2. Fomentação do fortalecimento e participação da Sociedade Civil organizada ao Conselho Municipal de Cultura.

3.  Aprovação do plano Municipal de Cultura que prevê metas e diretrizes na área da cultura para os próximos 10 anos. 

4. Criação do Arquivo Histórico  para a gestão e preservação documental histórica do Município. 

5. Contemplação do edital do Estado, cujo objetivo é revitalizar arquiteturas simbólicas em todo o Rio Grande do Sul, dando a elas um novo sentido, além de estimular a inovação e a economia baseadas no capital intelectual, contribuindo para criar ecossistemas criativos e que estimulem novos empreendimentos, neste edital foi apresentado o projeto de revitalização da Casa de Cultura, como centro cultural e turístico, itegrado com a Praça ecoturismo Leonel de Moura Brizola. Espaço que servirá de lazer Cultura, Esporte, Turismo e empreendedorismo. 

6. Ampliação do cadastro cultural de artista e criação do cadastro de esportista, visando o mapeamento e a integração de todos os agentes envolvidos com o Poder Público para participação, valorização e fomento nestas áreas. 

7. Atuação com o projeto Velhos Amigos, levando Cultura, Esporte e Lazer às Instituições de Longa Permanência.

8. Retomada gradativa do projeto de Esporte nas associações comunitárias, com professores de educação física.

…"

A secretária destaca que foi um ano de muitos desafios decorrentes da pandemia.

– Nos impossibilitou a realização de eventos culturais e esportivos, e visando as dificuldades financeiras principalmente nestas áreas, iníciamos o cadastramento para os auxílios emergenciais para a Cultura e Esporte, denominados Auxílio Emergencial Telmo de Lima Freitas e Auxílio Emergencial Dirceu de Castro, em homenagem a esses homens que foram referência no Esporte e Cultura e que foram acometidos pelo (COVID 19). Meu retorno segue como um desafio para darmos andamentos aos projetos e fortalecermos ainda mas às politicas públicas de incentivo à Cultura ao Esporte ao Turismo – projeta.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Emocore Rave

Expansionismo genético Votem no clichê sagrado Em edição americana Sempre haverá uma Salém Ossos no fundo do poço Carne new wave Emocore rave Para o mal Para o bem.

Leia mais »