3° Neurônio | arquitetura

Ed. Península, Rua da Praia: 2° lugar Prêmio Tomie Othake

Corredor de acesso ao Ed.Península

Do início no Gasômetro até o final na Praça Dom Feliciano, a Rua da Praia é um paredão único. Raros os espaços disponíveis para erguer novas construções – alguns estacionamentos, pequenos prédios antigos não tombados e sujeitos à demolição.

 

 

Imagine a oportunidade de um vão de 8m entre 2 edifícios. Precisa talento para não desperdiçar a área com mais um sanduíche de concreto.  Pois esse é o mérito do escritório Cantergiani + Kunze Arquietos: no exíguo espaço, fizeram uma belezura.

 

 

São apenas 6 andares, uma fachada contemporânea, apartamentos funcionais,  terraço, e vista privilegiada do Guaíba aos sortudos do endereço. Na frente do prédio, paralelepípedos, lazer e cultura: a praça Brigadeiro Sampaio e o Museu do Trabalho.

 

 

O projeto foi premiado exatamente pela planta arquitetônica: a dupla valorizou cada cm da área construída, com janelões que engolem o sol e a natureza. Os méritos da moradia foram reconhecidos e destacados entre 119 concorrentes e 10 finalistas.

 

 

Os dois sócios, os arquitetos Nathalia Cantergiani Cristiano L. Kunze, apostam na recuperação do centro histórico: o escritório fica na Bento Martins, a poucas quadras do Ed. Península. Aliás, o edifício é bonito desde a entrada, e até o letreiro é classudo.

 

 

Num tempo em que a especulação imobiliária despreza conceitos urbanos civilizados, é surpresa que a opção do empreendimento não tenha sido uma torre espremida e gananciosa no volume de apartamentos. Ed. Península: um prêmio ao bom senso.

 

Para saber detalhes sobre os 3 vencedores da 3ª edição do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake e Akzonobel, leia a matéria completa no ArchDaily. Para saber da importância do Prêmio de Arquitetura, acesse o site do Instituto Tomie OhtakePara conhecer melhor este e outros projetos do escritório premiado, acesse o site Cantergiani + Kunze Arquitetos.

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade