inovação

Projeto LAB Maker Social vai capacitar em tecnologia jovens do Breno Garcia em Gravataí

A manhã desta terça-feira foi de novidade na área profissionalizante para os moradores do Residencial Breno Garcia. Em seu gabinete, o prefeito Luiz Zaffalon recebeu a titular da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), Selma Fraga, acompanhada de representantes do CIEE-RS. O intuito da reunião foi apresentar o projeto “LAB Maker Social”, vinculado ao programa “Usina de Talentos” da secretaria.

O projeto, que será totalmente custeado pela prefeitura, prevê a capacitação de jovens, entre 14 e 24 anos, nas áreas de Mídias Sociais e Fotografia Digital, Designer Gráfico de Produtos, Robótica, Indústria 4.0 e Empreendedorismo Juvenil.

Zaffa destacou que este é um projeto inovador que vai de encontro com as novas tendências do mercado de trabalho:

– A ideia é preparar a gurizada e esta é uma grande oportunidade a qual nós pretendemos oferecer.

Segundo o CIEE-RS, Gravataí será a primeira cidade do Brasil a receber este modelo.

– O maior projeto social na área da inovação, dentro do maior empreendimento habitacional do sul do Brasil – lembrou a secretária municipal da Habitação, Luciane Machado, que também esteve na reunião.

De acordo com a instituição, empresa que deverá ser contratada pela prefeitura para executar o projeto, num período de 12 meses, 400 jovens devem finalizar a capacitação.

Durante a apresentação, foram demonstrados indicadores e de que forma a instituição vai trabalhar para que sejam alcançados os melhores resultados possíveis. A secretária municipal da Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga, que foi uma das idealizadoras do projeto, junto a secretária municipal de Habitação, Luciane Machado, destacou que este vai ser um grande avanço e que segue na linha que o governo vem incentivando:

– O modelo de parcerias entre a administração pública e organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, potencializa jovens talentos para que se tornem independentes sócio e economicamente.

Já a secretária Luciane, lembrou que “se de um lado nós estamos abrindo as portas para startups se instalarem em Gravataí, do outro, nós iremos qualificar os profissionais para atuarem nestas empresas”. 

CEO do Ciee-RS, Lucas Baldisserotto descreveu este, como o maior projeto social já elaborado pela instituição: “nós já desenvolvemos diversos projetos sociais, mas o que está sendo apresentado para Gravataí é, sem dúvidas, o mais inovador. Será um impacto na vida dos jovens”.

Também estiveram presentes na reunião, o vice-prefeito Dr. Levi Melo, Gestor da Área de Aprendizagem e Desenvolvimento Social, Gustavo Etcheverry, a coordenadora Melania Lisiak, a psicóloga Pamela Peixoto, o pedagogo Leonardo Barnet e o representante da Lex Consultoria Imobiliária Ronildo Fagundes.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Emocore Rave

Expansionismo genético Votem no clichê sagrado Em edição americana Sempre haverá uma Salém Ossos no fundo do poço Carne new wave Emocore rave Para o mal Para o bem.

Leia mais »