saúde

Prefeitura inicia tratativas para implantação de programa de residência médica em Gravataí

A Prefeitura de Gravataí iniciou tratativas com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) para viabilizar programas de residência médica no município. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) os serviços irão beneficiar toda a comunidade da Atenção Básica. 

– Já contamos com mais 200 estagiários realizando atividades curriculares na nossa rede de saúde, o que nos torna um verdadeiro polo de extensão no ensino. Viabilizar a atuação de residentes médicos nas unidades de saúde vem ao encontro desta realidade, podendo proporcionar ainda mais benefícios no atendimento da nossa população – destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

– A SMS está sempre buscando alternativas para potencializar o atendimento médico na rede de saúde municipal, por meio da adoção de todas as medidas possíveis destinadas à ampliação dos serviços, principalmente em relação à mão de obra médica – acrescentou.

Conforme o vice-prefeito Dr. Levi Melo, a residência médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, sendo caracterizada por treinamento em serviços sob a orientação de profissionais médicos de alta qualificação ética e profissional.

– A saúde de Gravataí segue sendo a prioridade. É importante que tenhamos essa iniciativa na nossa rede de saúde, que faz um essencial atendimento do SUS na nossa cidade. Com isso, mais profissionais de saúde estarão à disposição dos gravataienses – disse. 

Existem no município, atualmente, programas com profissionais do último curso de Medicina que atendem diversas especialidades e fazem parte das equipes das unidades de saúde. Entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), o município conta com 29 unidades, que atuam diretamente nos bairros, resolvendo grande parte dos problemas de saúde da comunidade.

Também estiveram presentes na reunião, a representante da Unisinos, Ana Karina da Cunha Fredel, o assessor jurídico da SMS, Edegar Reisdorfer, a representante da Atenção Básica, Camila Cioccari, e os agentes administrativos da SMS Giovana Ferreira e Leandro Borba.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Emocore Rave

Expansionismo genético Votem no clichê sagrado Em edição americana Sempre haverá uma Salém Ossos no fundo do poço Carne new wave Emocore rave Para o mal Para o bem.

Leia mais »