outubro rosa

Prefeitura iluminada de rosa reforça importância do cuidado com a saúde da mulher

Este é um mês especial para a saúde. É no Outubro Rosa que lembramos que prevenir é preciso e que o cuidado da mulher para o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de útero e ovários pode salvar a vida de quem amamos. Por conta disso, a Prefeitura de Gravataí e o chafariz da Praça da Bíblia ficarão o mês inteiro, iluminados de rosa em alusão a esta causa. A abertura oficial das atividades do Outubro Rosa, em frente à Prefeitura, contou com a apresentação do músico Vinny Lacerda. A ação é do Gabinete da Primeira-Dama em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Na abertura da cerimônia, o prefeito Luiz Zaffalon ressaltou a importância do cuidado com a saúde da mulher, que possui especificidades físicas e que tem no câncer de mama, por exemplo, uma das maiores causas de morte no país.

– Mas, muito mais do que saúde, precisamos sempre aproveitar estes momentos como o Outubro Rosa para lembrar que precisamos lutar pela busca de igualdade plena para as mulheres em todos os espaços. Falar de câncer, de qualidade de vida e de saúde é importante, mas falar de todas as lutas das mulheres é primordial – disse Zaffa.

A primeira-dama, Marlene Zaffalon lembrou do papel fundamental do autoexame na busca da prevenção ou de um diagnóstico precoce.

– Ao longo de outubro, preparamos diversas ações de cuidado para as mulheres. Todos os sábados teremos unidades de saúde abertas para a requisição de mamografia, coleta de CP e testes rápidos. Mulheres, aproveitem estes serviços e se cuidem – disse.

Marlene ainda destacou que o câncer de mama é o segundo tipo que mais mata no Brasil e que, o quanto antes for identificado, maiores serão as chances de cura. Nesta mesma linha de pensamento, o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, relembrou que a prevenção é a arma mais poderosa que podemos ter contra doenças graves.

– O Outubro Rosa, capitaneado pelo Gabinete da Primeira-Dama, é um exemplo de união entre todas as pastas do governo municipal em busca de qualidade de vida para a população.

No encerramento do ato, a primeira-dama entregou rosas para as representantes das vitoriosas da cidade (mulheres que, com garra, lutaram e venceram o câncer): Lori Jacobs, Barcelai da Silva, Maria Laureci, Fefa Pereira, Solange Reis e Eloeti Costa.

A ação conta com o apoio da Ulbra – Campus Gravataí, Liga da Saúde da Mulher e do Adolescente Ulbra Gravataí, Casa Lilás, Gravataí Shopping Center, e das secretarias da Educação; Administração, Modernização e Transparência; Governança e Comunicação Social; e da Cultura, Esportes e Lazer.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Emocore Rave

Expansionismo genético Votem no clichê sagrado Em edição americana Sempre haverá uma Salém Ossos no fundo do poço Carne new wave Emocore rave Para o mal Para o bem.

Leia mais »