educação

Prefeitura de Gravataí renova convênio do serviço de estimulação precoce com a Apae Gravataí

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), renovou o convênio da Estimulação Precoce (EP) com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Gravataí. Entre outros objetivos, o acordo firmado visa oportunizar o atendimento às crianças de 0 a 4 anos incompletos com problemas na evolução neuropsicomotora, síndrome genética ou atraso no desenvolvimento. 

– Retomamos o convênio em 2021 e já atingimos bons resultados. O objetivo do Governo Municipal é seguir tratando a pauta como prioridade – destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

Segundo o secretário, o município sabe da importância que tem este trabalho na vida das famílias e, principalmente, das crianças para o desenvolvimento como um todo. 

Conforme consta no convênio, servidores da prefeitura continuarão realizando atendimentos de estimulação precoce e reabilitação intelectual. Além disso, a Prefeitura permanece, como já ocorre atualmente, cedendo quatro integrantes do quadro municipal de funcionários: um fisioterapeuta, uma psicóloga, um terapeuta ocupacional e um fonoaudiólogo.

De acordo com a coordenadora dos Serviços e Ações Programáticas Estratégicas (SAPE), Juliana Fontoura, a EP tem o objetivo de promover o desenvolvimento global do bebê ou da criança em um período de grande plasticidade cerebral.

– As alterações de desenvolvimento, quando tratadas, o mais precocemente possível, possibilitam melhor desenvolvimento da criança, com o objetivo de que as dificuldades sejam minimizadas ou superadas. O engajamento dos pais e da família no processo é fundamental para a evolução do tratamento – reforçou Juliana.

Até 70 atendimentos em estimulação precoce são realizados, por semana, pelos profissionais municipais de saúde. Cerca de cem bebês já foram atendidos neste ano de retomada das consultas da EP na Apae. O acordo estipulado entre a entidade e a Prefeitura é renovado, anualmente, dependendo de avaliação entre Apae e SMS.

A Estimulação Precoce é um serviço realizado pela SMS, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que atende crianças menores de quatro anos com problemas na evolução neuropsicomotora, síndrome genética ou atraso no desenvolvimento. A sede da Apae Gravataí está localizada na Rua Antônio Francisco Fonseca, 112, Centro.

Também estiveram presentes durante a celebração do convênio, a presidente da Apae Gravataí, Márcia Regina da Silva Nunes, a coordenadora e assistente social da Apae, Lígia Caliari, e o assessor jurídico da SMS, Edegar Reisdorfer.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Emocore Rave

Expansionismo genético Votem no clichê sagrado Em edição americana Sempre haverá uma Salém Ossos no fundo do poço Carne new wave Emocore rave Para o mal Para o bem.

Leia mais »