educação

Prefeitura de Gravataí intensifica medidas para diminuir evasão escolar

A secretária municipal da Educação, Magda Ely, participou do processo de formação sobre a Rede de Apoio à Escola (RAE) e sobre a Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (Ficai). O encontro teve como objetivo enfatizar a importância de implementar esses processos em todas as escolas municipais, como forma de prevenir a infrequência de alunos, o que aumentou consideravelmente em virtude da pandemia e do ensino remoto. 

As reuniões, conduzidas pelo setor de Programas e Projetos da Smed, foram realizadas no Centro Administrativo Leste, no Parque dos Anjos, entre os dias 11 e 12 de abril. Durante as atividades, estiveram presentes orientadores educacionais de todas as escolas municipais. Além dos planos de prevenção à infrequência e evasão escolar, também foi fortalecido o sistema de Busca Ativa da rede municipal.

De acordo com a secretária Magda, o governo municipal está constantemente buscando soluções para proporcionar um aprendizado mais qualificado para os gravataienses, bem como garantir o direito ao acesso e permanência de crianças e adolescentes na rede escolar.

– Com estes processos, estamos dando um passo importante na diminuição da evasão escolar, reintegrando alunos em situação de evasão para dentro das escolas, o que é fundamental para a formação e preparação do cidadão para a sociedade – destacou.

Conforme a Smed, há um fluxo a ser seguido durante a busca dos estudantes na rotina escolar. Primeiramente, todas as estratégias serão implementadas dentro das escolas. Caso as ações não tenham êxito, a situação do aluno passará para a RAE da Smed, que em parceria com o Grupo de Trabalho Intersetorial intensificará esta busca. 

Se mesmo com estas ações o aluno não retomar para a escola, a instituição deverá preencher a Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (Ficai) e repassará a situação para o Conselho Tutelar, que dará seguimento no processo de busca estudante. Durante estas etapas, se o aluno retomar para a instituição de ensino, serão ofertadas, por meio do reforço escolar, alternativas para a recuperação do aprendizado da criança ou do adolescente.

O Grupo de Trabalho Intersetorial, também conhecido como RAE Mãe, é composto por representantes das secretarias municipais da Educação (Smed), da Saúde (SMS), da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), Conselhos Tutelares Leste e Oeste, Conselho Municipal de Educação de Gravataí (Cmeg) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Emocore Rave

Expansionismo genético Votem no clichê sagrado Em edição americana Sempre haverá uma Salém Ossos no fundo do poço Carne new wave Emocore rave Para o mal Para o bem.

Leia mais »