saúde

Prefeitura amplia exames de endoscopia no Hospital Dom João Becker de Gravataí

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), aumentou o número de exames diagnósticos de endoscopia contratados com o Hospital Dom João Becker (HDJB) para este ano. De acordo com a pasta, estão previstos, pelo menos, 1.080 procedimentos da especialidade em 2022, representando um aumento de 64% em relação ao ano passado. 

– Por meio do Programa Avança Atenção Especializada, o governo municipal está concentrando esforços para aumentar a oferta de serviços, diminuindo o impacto causado pela pandemia, visto que muitos procedimentos eletivos foram suspensos nos períodos mais críticos – explicou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

Segundo a diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e Ambulatorial da SMS, Patrícia Silva da Silva, as unidades de saúde do município solicitam o exame de endoscopia aos pacientes por meio do Sistema de Encaminhamentos para Especialidades Médicas (Sisem).

Após esse primeiro momento, o protocolo é direcionado para a Central de Marcação de Consultas (CMC). Esta, por sua vez, promove o agendamento conforme a lista de espera e marca o procedimento no HDJB, que é o responsável por realizar o exame.

De acordo com o vice-prefeito Dr. Levi Melo, médico gastroenterologista e dono da Millenarium, uma das maiores clínicas de Gravataí, a endoscopia digestiva alta é um tipo de exame médico que se utiliza de um endoscópio para obter imagens do trato digestivo, objetivando o diagnóstico e, eventualmente, o tratamento de patologias que podem o acometer.

– É realizada, basicamente, com anestesia tópica à base de spray de anestésico local, em geral lidocaína, na base da língua e orofaringe, visando minimizar o incômodo da passagem do endoscópio, bem como a ocorrência de reflexos autonômicos – destacou, como especialista. 

Ainda conforme ele, a endoscopia é um exame bastante utilizado para descobrir a causa de problemas digestivos, como dores abdominais, queimação e refluxo, entre outros. Por meio do endoscópio, um tubo fino que tem uma microcâmera em sua extremidade, pode-se visualizar as paredes do esôfago, estômago e duodeno.

Por meio do Programa Avança – Atenção Especializada, a Prefeitura de Gravataí, a partir da SMS, objetiva ampliar e qualificar o acesso a procedimentos de média e alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, considerando as necessidades de saúde dos munícipes de Gravataí, no período de 2022 a 2024. Além disso, tem o propósito de gerir o acesso de consultas e procedimentos especializados. 

Entre as ações permanentes do programa, estão a elaboração de novos protocolos assistenciais e novas contratações de consultas, exames e procedimentos, bem como a implantação de soluções de inovação. Também fazem parte das atividades a contratação de mutirões e melhorias nas estruturas físicas.

 

LEIA TAMBÉM

As 1046 vidas perdidas em Gravataí não vão ressuscitar com ’fim da pandemia’

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Emocore Rave

Expansionismo genético Votem no clichê sagrado Em edição americana Sempre haverá uma Salém Ossos no fundo do poço Carne new wave Emocore rave Para o mal Para o bem.

Leia mais »