house of cards brasil

O SEGUINTE INDICA: Poucos escapam da Justiça, conheça o perfil dos principais candidatos à presidência da Câmara

Vista da Câmara dos Deputados durante uma sessão

Além de pendências com a Justiça, maioria é aliada ao ex-presidente Eduardo Cunha

 

Dezessete deputados oficializaram sua candidatura à presidência da Câmara. Mas três desistiram de última hora, restando 14 que estão concorrendo nas eleições desta tarde, que deve invadir a madrugada. É um número bastante alto considerando as mais recentes disputas. O pleito ocorre depois que o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) renunciou ao cargo, na semana passada, e é um teste importante para a superbase do Governo interino de Michel Temer. O mandato-tampão dura até fevereiro do ano que vem, quando novas eleições ocorrerão.

Os inscritos tem até uma hora antes do início das eleições – remarcada para às 19h para retirar a candidatura. A deputada petista Maria do Rosário, Beto Mansur, do PRB, e Fausto Pinato, do PP, já anunciaram a desistência. Restam na disputa: Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO), Carlos Manato (SD-SP), Cristiane Brasil (PTB-RJ), Esperidião Amin (PP-SC), Evair de Melo (PV-ES), Fausto Pinato (PP-SP), Fábio Ramalho (PMDB-MG), Marcelo Castro (PMDB-PI), Francisco Giacobo (PR-PR), Luiza Erunina (PSOL-SP), Miro Teixeira (Rede-RJ), Rodrigo Maia (DEM-RJ), Rogério Rosso (PSD-DF), Gilberto Nascimento (PSC-SP) e Orlando Silva (PCdoB-SP).

Com tantos concorrentes, é difícil prever o resultado. Mas há cinco nomes fortes na disputa, que fazem parte tanto da bancada governista, quanto da oposição. Em comum, a maioria tem pendências com a Justiça e são conservadores, alinhados com o Governo Temer, com exceção de Erundina. Lançada nos últimos dias, a candidatura de Marcelo Castro, ex-ministro de Dilma Rousseff e do partido do presidente interino, embaralha a disputa e põe mais pressão sobre o Planalto.

Para conhecer um a um, o Seguinte: recomenda a leitura na íntegra da reportagem do El País. Clique aqui

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade