saúde

Gravataí viabiliza mais de 200 cirurgias vasculares no Becker até fim de 2022

A Prefeitura de Gravataí oferece, desde o início do ano, cirurgias vasculares contratadas com o Hospital Dom João Becker (HDJB).

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, ao menos 18 procedimentos vasculares estão previstos para serem realizados, mensalmente, totalizando 216 cirurgias de média complexidade até o término de 2022.

O objetivo é ampliar a oferta de procedimentos em áreas especializadas. Até então, as cirurgias vasculares eram incorporadas aos procedimentos cirúrgicos gerais. 

– O governo municipal está concentrando esforços, por meio do Programa Atenção Especializada, para aumentar a oferta de serviços, diminuindo o impacto causado pela pandemia, já que muitos procedimentos cirúrgicos foram suspensos nos períodos mais críticos – destacou o secretário, acrescentando que "as consultas especializadas na área também foram ampliadas". 

De acordo com o superintendente do HDJB, Antonio Weston, a oferta dos atendimentos eletivos nesta especialidade se torna importante aos pacientes, haja vista o grande número de pessoas que necessitam destes procedimentos.

– Será de grande importância no sentido de proporcionar a estes pacientes uma melhor qualidade de vida com a solução de seus problemas de saúde. A parceria com a SMS tem sido fundamental neste sentido – disse.

Régis Fonseca reforça que outras novas linhas de cuidado foram firmadas na nova contratualização com o HDJB. Entre elas, consultas e cirurgias nas áreas de urologia, proctologia e vasectomia.

– Ao todo, mais de mil novas cirurgias e quase quatro mil novas consultas foram contratadas com o hospital de referência no município para esse ano. 

 

Fluxo do procedimento

 

Segundo a pasta, as unidades de saúde do município solicitam o procedimento aos pacientes por meio do Sistema de Encaminhamentos para Especialidades Médicas (SISEM).

Após esse primeiro momento, o protocolo é direcionado para a Central de Marcação de Consultas (CMC). Esta, por sua vez, promove o agendamento conforme a lista de espera e marca a cirurgia no HDJB, que é o responsável pela realização do ato cirúrgico. 

Conforme o secretário, por meio do Programa Avança – Atenção Especializada, a Prefeitura objetiva ampliar e qualificar o acesso a procedimentos de média e alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, considerando as necessidades de saúde dos munícipes de Gravataí, no período de 2022 a 2024. Além disso, tem o propósito de gerir o acesso de consultas e procedimentos especializados. 

Entre as ações permanentes do programa, estão a elaboração de novos protocolos assistenciais e novas contratações de consultas, exames e procedimentos, bem como a implantação de soluções de inovação. Também fazem parte das atividades, a contratação de mutirões e melhorias nas estruturas físicas.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Emocore Rave

Expansionismo genético Votem no clichê sagrado Em edição americana Sempre haverá uma Salém Ossos no fundo do poço Carne new wave Emocore rave Para o mal Para o bem.

Leia mais »