tecnologia

Gravataí lança cartão digital de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência

O prefeito Luiz Zaffalon e o secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), Guilherme Ósio, apresentaram nesta terça-feira como será o funcionamento do cartão digital de estacionamento para idoso e, também, para pessoas com deficiência (PCD).

A partir de agora, o documento poderá ser solicitado direto no site da Semurb (links abaixo), a qualquer tempo, sem a necessidade de ir até a Prefeitura. Hoje, são em torno de 30 mil cartões em vigência, sendo em torno de 1 mil para pessoas com deficiência.

Para o procedimento, basta a pessoa informar seus dados, anexar documentos e, em um prazo de 48 horas, o cartão digital poderá ser acessado no próprio site. Depois disso, é só imprimir e usar como o cartão anterior, colocando-o sobre o painel do veículo, com a frente voltada para cima.

– O objetivo é facilitar o acesso ao serviço, de forma moderna e a qualquer hora do dia – comentou o prefeito.

Os prazos de validade, por enquanto, seguem os mesmos, de dois anos para idosos e de cinco para pessoas com deficiência. Com o cartão, o idoso ou a pessoa com deficiência tem direito a uma hora gratuita nas vagas de área azul.

– O cartão de autorização poderá ser recolhido e o ato da autorização suspenso ou cassado, a qualquer tempo, a critério do órgão de trânsito, especialmente, se verificada irregularidade em sua utilização – alerta o secretário, sobre a importância do uso correto do documento.

Entre irregularidades estão empréstimo do cartão a terceiros; uso de cópia, efetuada por qualquer processo; porte do cartão com rasuras ou falsificado, entre outras.

– Cada vez mais, vamos aprimorando os serviços para que a população tenha mais conforto e segurança – ressaltou o secretário.

Estiveram presentes, também, ao ato, os secretários municipais da Administração, Modernização e Transparência, Mauro Bossler; e de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga.

 

REQUISITOS

: Ser pessoa idosa (+60) ou deficiente e residir em Gravataí.

Links para acessar os serviços: Idoso: https://bityli.com/XeKiJ e Deficiente: https://bityli.com/tqeDdj.

Documentos que devem ser anexados: CPF ou RG e comprovante de residência;

Prazo de 48 horas para a Semurb emitir o cartão; 

Imprimir e colocar no painel do veículos (assim como o cartão antigo); 

Número total de cartões para idosos e deficientes: ramal 7115 (Elaine ou Espíndola) 

Em casos de dúvidas você pode ligar para o setor de Transportes nos telefones 3600-7114 e 3600-7115, ou através do e-mail [email protected].

Endereço: Rua Ibirapuitã, 885, Bairro Castelo Branco, Gravataí/RS.

Atendimento presencial de segunda a sexta, das 9h às 17h. 

Dúvidas – pessoas com deficiência:

Assessoria da Pessoa com Deficiência, telefone 3600-7059 ou para o setor de Transportes nos telefones 3600-7114 e 3600-7115 ou, ainda, por meio dos e-mails [email protected][email protected].

Endereços: SEMURB: Rua Ibirapuitã, 885, Bairro Castelo Branco, Gravataí/RS, e APPPD: Av. Ely Corrêa, 675, 5º andar, Parque dos Anjos, Gravataí/RS.

Atendimento presencial de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Emocore Rave

Expansionismo genético Votem no clichê sagrado Em edição americana Sempre haverá uma Salém Ossos no fundo do poço Carne new wave Emocore rave Para o mal Para o bem.

Leia mais »