saúde

Gravataí iniciou vacinação contra a gripe e o sarampo

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), começou nesta segunda-feira a campanha de vacinação contra a gripe. Durante a primeira etapa, que estende-se até o dia 30 de abril, estão aptos a receber o imunizante os trabalhadores da saúde e os idosos com 60 anos ou mais.

 Temos uma rede altamente qualificada, que otimiza sempre a aplicação da vacina da forma mais rápida possível. Queremos continuar, agora, com a vacina contra a gripe e contra o sarampo, atingindo altos índices de vacinação em todo o município – destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca. 

Nesta primeira etapa, a aplicação ocorre em todas as 29 unidades de saúde do município, mediante a apresentação de documento com foto, CPF e Carteira de Vacinação.

O horário de vacinação segue de acordo com o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Unidades de Saúde da Família (USFs). Cabe salientar, ainda, que a vacina poderá ser administrada simultaneamente às outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Na segunda etapa, com previsão de início a partir de 2 de maio até 3 junho, o grupo será ampliado, conforme o Plano Nacional e Estadual de Imunizações.

Serão incluídos crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas , povos indígenas, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário, trabalhadores portuários, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da ampla vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza na população alvo para a vacinação.

Também teve início a aplicação da vacina contra o sarampo. Nesta primeira fase, a imunização estará disponível para trabalhadores da saúde, também em todas as unidades de saúde municipais. Os documentos necessários seguem os mesmos solicitados para o imunizante contra a gripe.

– A Prefeitura reforça o compromisso com a proteção à saúde, destacando a importância da imunização de toda a população alvo neste período, prevenindo, desta forma, agravos à saúde dos munícipes – conclui o secretário.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Emocore Rave

Expansionismo genético Votem no clichê sagrado Em edição americana Sempre haverá uma Salém Ossos no fundo do poço Carne new wave Emocore rave Para o mal Para o bem.

Leia mais »