saúde

Gravataí amplia número de consultas mensais em ortopedia

A Prefeitura de Gravataí ampliou 480 consultas em ortopedia, por mês, como o aumento do quadro efetivo de funcionários da especialidade no Centro Municipal de Saúde (CMS).

– É um importante serviço de referência em Gravataí, onde a nossa comunidade pode contar com um complexo de saúde completo e que presta um atendimento humanizado aos pacientes – disse o secretário da Saúde, Régis Fonseca.

O local contém serviços de saúde especializada, que realizam atendimentos individuais aos pacientes encaminhados pelas unidades de saúde municipais.

De acordo com a coordenadora dos Serviços e Ações Programáticas Estratégicas (SAPE/SMS), Juliana Fontoura, houve uma realocação de médicos do Pronto Atendimento Municipal para o atendimento no CMS. Com isso, a equipe do Centro, que, até o início deste ano, contava com três traumatologistas que atendiam em ortopedia, foi ampliada com a chegada de mais dois médicos, o que tem permitido um atendimento mais agilizado aos pacientes:

– É de extrema importância essa realocação, porque, hoje, a maior fila de espera de consultas com especialistas que nós temos é da parte de ortopedia. Então, isso vai refletir no andamento dos atendimentos para essa especialidade, permitindo serviços mais agilizados para a comunidade.

Além destes atendimentos, o CMS também atende as especialidades de cardiologia, neurologia infantil e adulta, urologia, geriatria, entre outras áreas. Ainda conta com o Centro de Atenção à Saúde do Idoso, com o Centro de Nutrição e Qualidade de Vida (CENQ) e com o Centro Especializado em Odontologia.

De acordo com a diretora da unidade, Silvia Andrade, mais de 300 pessoas são atendidas diariamente no local. Segundo Lúcia Porto, que estava necessitando de atendimentos ortopédicos, o resultado foi bastante satisfatório.

– Gostei muito do atendimento. O médico foi muito atencioso, pediu para fazer todos os exames novamente para ver qual o procedimento. E já me deu retorno para vir aqui e ver tudo isso – disse Lúcia, que estava sendo atendida no Centro pela primeira vez.

Por meio do Programa Avança – Atenção Especializada, a Prefeitura de Gravataí, a partir da SMS, objetiva ampliar e qualificar o acesso a procedimentos de média e alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, considerando as necessidades de saúde dos munícipes de Gravataí, no período de 2022 a 2024. Além disso, tem o propósito de gerir o acesso de consultas e procedimentos especializados. 

Entre as ações permanentes do programa, estão a elaboração de novos protocolos assistenciais e novas contratações de consultas, exames e procedimentos, bem como a implantação de soluções de inovação. Também fazem parte das atividades, a contratação de mutirões e melhorias nas estruturas físicas.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Emocore Rave

Expansionismo genético Votem no clichê sagrado Em edição americana Sempre haverá uma Salém Ossos no fundo do poço Carne new wave Emocore rave Para o mal Para o bem.

Leia mais »