personalidade

Seu Albrecht Schott está internado em estado gravíssimo; É o ’comerciante símbolo’ de Gravataí

Seu Albrecht em 2018, na Viva Modas, loja que inaugurou há 55 anos no Centro de Gravataí

Albrecht Schott, 87 anos, o ‘comerciante símbolo’ de Gravataí, está internado em estado gravíssimo na UTI do Hospital Dom João Becker. O fundador em 1965 da Viva Modas e criador da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acigra) e do Sindicato dos Lojistas de Gravataí (Sindilojas), fraturou o fêmur em um acidente doméstico e é mantido em coma induzido depois de sofrer complicações após a hospitalização dia 13.

– A família pede uma corrente de orações. Jesus o pegou no colo, agora que aconteça o melhor para ele. Coração igual pode ter, maior não conheço – foi às lágrimas ao falar com o Seguinte: neste meio dia o sobrinho Vitor Schott Bender, 54, que muitos acham ser filho do ‘Seu Albrecht’, ‘Seu Albert’ ou ‘Seu Alberto’, conforme as boas histórias sempre contadas sobre o descendente de alemães, nascido na pequena Taió, Santa Catarina, em 28 de outubro de 1933, e desde os 30 anos morador de Gravataí.

Com 13 anos, Vitor, que está no comando dos negócios, foi morar com Albrecht e a cirurgiã-dentista aposentada Leda Maria da Silveira Schott. O casal, junto há 48 anos, tinha superado a COVID-19 há pouco mais de um mês.

– Quando ele não vinha à loja com sua bengalinha, que está aqui, bem guardada, eu o visitava para contar sobre as coisas da loja. Ele tem muita força, amor à vida e não se entrega. Imagina que, sem avisar a família, ele ainda insistia em dirigir! E caiu em casa num dia 13, data que ele adorava… – conta o sobrinho, que confirma o diagnóstico delicado de Albrecht.

– O Dr. Levi nos alertou que a idade é um complicador neste momento.

O Seguinte: contou a história do Seu Albrecht em 2018, na série O Melhor de Gravataí, na reportagem Albrecht Schott, uma lição de vida, produzida pelo jornalista Silvestre Silva Santos com edição de imagens de Guilherme Klamt.

Uma biografia do empresário está pronta e impressa desde março. O livro de memórias, escrito pelo jornalista Claudio Oliveira, tem projeção de lançamento junto à inauguração do novo anexo da área de eventos do Sindilojas, cuja nova sede carrega seu nome.

– De minha parte, foi um privilégio entrevistar o seu Albrecht e transformar as histórias e mais de 1500 recortes de jornal que ele guardou por tanto tempo, em um livro despretensioso, mas que resgata bem as memórias desse líder comunitário e empresarial. É a história da vida dele, de uma figura que deixou sua marca na história de Gravataí – conta o jornalista, também emocionado com o drama vivido por seu biografado.

 

Siga a entrevista do Seu Albrecht ao Seguinte:

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade