homenagem

Mulheres que inspiram: À frente do Programa Bebê Saúde, Lenise Lourenço fala sobre a importância da iniciativa para as famílias

Enfermeira integra o quadro da Prefeitura de Gravataí há 30 anos

Durante todo o mês de março, a Prefeitura de Gravataí, por meio do Gabinete da Primeira-Dama, irá homenagear 30 servidoras municipais que inspiram e são destaque no atendimento ao público. Hoje, é a Lenise

 

À frente do Programa Bebê Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), há sete anos, a enfermeira Lenise Lourenço integra o quadro municipal há 30. Na sua função atual, a servidora coordena os 20 acadêmicos que, por meio de visitas domiciliares a famílias em situação de vulnerabilidade social, orientam gestantes e mães com relação aos cuidados com os recém-nascidos.

– É um trabalho muito importante. Com as visitas, nós identificamos as necessidades das famílias e realizamos os encaminhamentos necessários, seja para à área da saúde ou para qualquer outro setor – disse Lenise.

Questionada sobre algum momento marcante durante a coordenação do Bebê Saúde, Lenise destacou um:

– Fomos acompanhar uma gestante que não queria o bebê, fizemos todo um trabalho com ela, demonstramos formas de ela desenvolver o sentimento maternal e, quando o bebê nasceu, ela aceitou a criança. Sem dúvidas, foi um dos momentos mais marcantes da minha carreira.

Na última semana, a Prefeitura de Gravataí, por meio da SMS, recebeu o reconhecimento do governo do Estado como município destaque no Programa Primeira Infância Melhor (PIM), do qual o Bebê Saúde faz parte.

De acordo com a coordenadora, entre as famílias acompanhadas, estão crianças de até três anos de idade com alguma patologia ou em extrema vulnerabilidade social, crianças que nasceram com exames para sífilis reagentes, gestantes de alto risco e gestantes com notificação de sífilis na gestação.

Hoje, o programa acompanha cerca de 400 famílias, que recebem visitas periódicas realizadas a partir de planos singulares de atendimento e da articulação de ações da rede municipal.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade