educação

Escola Municipal Nova Conquista promove Dia do Aluno Protagonista

A equipe diretiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nova Conquista, no Rincão da Madalena, promoveu o Dia do Aluno Protagonista. O projeto teve por objetivo, fazer com que os estudantes comandassem a escola atuando em todas as áreas, desde a portaria até a direção, para desenvolverem a responsabilidade e a cidadania. Como forma de trazer novas perspectivas, tanto para os alunos como, posteriormente, para os moradores da região, a ação também buscou valorizar a escola, os professores e os funcionários.

Para a diretora Mara Denise Narciso, tudo se resolve por meio da educação, e a atividade é a melhor forma de ensinar aos alunos todos os processos de gerenciamento de uma escola municipal. O trabalho, desenvolvido há cinco anos, sempre na semana que une o feriado do Dia das Crianças e o Dia dos Professor, proporciona a troca de papéis, nos quais  os professores e funcionários se tornam estudantes, e os alunos assumem as posições de trabalho na comunidade escolar.

A escolha das funções de cada criança aconteceu por intermédio da identificação dos alunos com os professores e funcionários. Após esse momento, eles passaram por uma preparação e, na quinta-feira, assumiram seus papéis, desde a primeira hora, chegando com antecedência à escola.

Sthefany Farias, aluna do 2° ano, Caroline Machado, do 8° ano, e Gabriel Kaus, do 7° ano, foram os alunos que assumiram a direção. Eles afirmaram que a atividade, apesar de ser muito legal, exige muito esforço e comprometimento. Caroline acrescentou que isso acontece porque "a diretora é como uma segunda mãe para os alunos, o que torna a responsabilidade mais difícil".

Mariana Ferreira Candido, aluna do 8° ano, relatou que representa a supervisora da escola, Rúbia Simone Valadares Rosa, há três anos. Para a menina, a supervisora sempre a cativou na forma de falar e lidar com os alunos, a ponto de desejar seguir a mesma profissão na vida adulta.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Emocore Rave

Expansionismo genético Votem no clichê sagrado Em edição americana Sempre haverá uma Salém Ossos no fundo do poço Carne new wave Emocore rave Para o mal Para o bem.

Leia mais »