cultura

É Ágora: Vamos ler, Cachoeirinha?; Campanha será lançada com Juremir Machado da Silva

O Instituto Cultural e Social Ágora lançará na próxima segunda-feira, 21 de fevereiro, às 19h, com a palestra on-line "Para que serve ler?", de Juremir Machado da Silva, a campanha "Vamos ler, Cachoeirinha?", que visa colaborar para a construção de uma cidade mais leitora.

A diretoria da entidade espera poder contar com a adesão de parceiros da Biblioteca Comunitária Sol e Lua (2013), da qual é a entidade mantenedora; da Semana da Poesia de Cachoeirinha, cuja 10ª edição será realizada este ano: do projeto Quitanda da Leitura (2011), que promove a circulação de livros na cidade; e da Parada da Leitura (2017), que disponibiliza livros à comunidade na parada de ônibus 51 da Av. Flores da Cunha — iniciativas que assumiu ao ser fundada em 2020 —, e de seus projetos mais recentes, assim como de outros interessados.

A ideia é que esta campanha se torne um programa permanente, capaz de promover a valorização da leitura no imaginário popular; de democratizar o acesso ao livro; de colaborar para a formação de leitores e mediadores de leitura; de estimular e difundir a produção literária local; de fomentar a economia do livro e de redundar na definição e implementação de políticas públicas mais efetivas para a área.

A diretoria do Instituto Ágora espera que a mídia, os meios de comunicação interna e externa dos órgãos públicos, empresas, entidades e coletivos envolvidos e até as redes sociais dos indivíduos que decidam participar ou apoiar a campanha sejam utilizados para ampliar sua abrangência e seu impacto social.

Os interessados em aderir a esta iniciativa podem informar, pelo grupo da campanha "Vamos Ler, Cachoeirinha?" no Facebook, o que realizam ou pretendem realizar, em termos permanentes, em prol da promoção da leitura em Cachoeirinha.

A transmissão da palestra será feita pela página da entidade no Facebook. 

Juremir Machado da Silva é professor da PUCRS, jornalista, escritor, historiador, colunista diário do site Matinal Jornalismo e publicou, entre outros livros, o recém lançado Quase (toda) poesia.

A mediação da palestra ficará a cargo da professora, psicóloga e psicopedagoga Jeani Corrêa Barcellos, vice-presidente do Instituto Cultural e Social Ágora.

Mais informações: [email protected]  – (51) 99116.9040

 

ALGUMAS AÇÕES QUE PODEM SER FEITAS POR PARCEIROS:

: criação ou qualificação de espaços de leitura para público interno e/ou externo em órgãos públicos, empresas e entidades;

: criação de espaços de leitura e de troca-troca de livros, entre outras ações, em logradouros públicos;

: promoção de cursos, oficinas e encontros com autores voltados à formação de leitores e de mediadores de leitura;

: promoção de oficinas de produção literária e editorial;

: promoção de saraus e concursos literários.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Emocore Rave

Expansionismo genético Votem no clichê sagrado Em edição americana Sempre haverá uma Salém Ossos no fundo do poço Carne new wave Emocore rave Para o mal Para o bem.

Leia mais »