tecnologia

Com Gerdau, Zaffa inaugura em Gravataí primeira fase do Espaço PradoTech – Casa das Startups

O Espaço PradoTech – Casa das Startups teve inaugurada a primeira fase do projeto no Prado Bairro Cidade, em Gravataí. O evento conduzido pelo empresário e presidente do Instituto PradoTech, Carlos Johannpeter, teve a participação do gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt, do prefeito Luiz Zaffalon, do vice Dr. Levi e da secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), Selma Fraga. 

O Espaço PradoTech é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Gravataí e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) para sediar a instalação da incubadora e a sede da Smict. Durante o evento, foi lançado o primeiro edital de seleção de empresas e projetos para integrar a Unitec Gravataí.

– Gravataí está entrando no campo da Inovação de forma efetiva. É isso que representa o PradoTech! Nós criamos uma Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia justamente para este fim. Além disso, aprovamos uma Lei de Inovação, que é uma das mais modernas que existem no mercado – disse o prefeito.

Na primeira fase do projeto, serão incubados um grupo de startups do PradoTech. A seleção do edital será realizada por meio de um convênio da Smict e da Unitec. Serão escolhidos projetos enquadrados nas seis áreas: Tecnologia da Informação (TI); Comunicação e Convergência Digital; Indústria 4.0; IoT e Inteligência Artificial; Bio e Nanotecnologia; Novos Materiais.

Para o presidente do Instituto Prado, Carlos Gerdau Johannpeter, o lançamento da incubadora é uma etapa que objetiva a implantação do PradoTech.

– É um passo importante que estamos dando. São nossas primeiras startups e queremos que elas tenham conteúdo tecnológico. Isto é bom para o Rio Grande do Sul, é bom para jovens talentos, é bom para nosso projeto do Prado Bairro-Cidade, que traz este conceito inovador de um lugar para viver, trabalhar, empreender e se divertir.

A titular da pasta, Selma Fraga, destacou que o movimento iniciado pela Associação Gaúcha de Tecnologia e Inovação do Vale do Gravataí – AGTI, em 2017, foi o início de uma trajetória em prol do desenvolvimento da Inovação e Tecnologia na cidade.

– O lançamento da Casa das Startups confirma e coloca um carimbo de que estávamos certo. Vamos qualificar nossas empresas por meio de um modelo de incubação e mentoria, realizado em parceria com a Unitec. Será em um formato EAD, pois foi criado no contexto da pandemia.

O diretor da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec), Silvio Bitencourt da Silva, entende que a Unisinos, por meio da sua incubadora, ao firmar parceria com a Prefeitura de Gravataí, procura contribuir para o desenvolvimento socioeconômico regional.

– O objetivo da parceria envolve a transferência de conhecimentos e compartilhamento de experiências da Unisinos sobre Gestão de Ambientes promotores de inovação e mecanismos de geração de empreendimentos para a Prefeitura. 

O espaço definitivo para a incubadora do Pradotech, a Casa das Startups, está em plena construção dentro do Prado Bairro-Cidade, em Gravataí. Provisoriamente, a Incubadora Tecnológica (Fase 1) está localizada no Urbano – Offices & Coworking – Rua Coronel Sarmento, 1261 – Centro, Gravataí.

O edital está disponível no site https://gravatai.atende.net/subportal/incubacao – O prazo de inscrições vai até o dia 15 de abril.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Emocore Rave

Expansionismo genético Votem no clichê sagrado Em edição americana Sempre haverá uma Salém Ossos no fundo do poço Carne new wave Emocore rave Para o mal Para o bem.

Leia mais »