zanzando com kati

Pelas cascatas de Riozinho

Os apaixonados por natureza e trilhas não podem deixar de conhecer Riozinho, no Vale do Paranhana. Distante cerca de 100 quilômetros de Porto Alegre, a região que está incluída em uma das áreas com maior valor ecológico no planeta, é famosa pelas lindas cascatas e cachoeiras. As mais conhecidas a do Chuvisqueiro, das Andorinhas e Três Quedas ficam localizadas quase lado a lado uma da outra, mas possuem características totalmente diferentes.

A maior delas com 76 metros de altura, a Cascata do Chuvisqueiro impressiona pelo contraste com o alaranjado dos paredões e o verde da vegetação ao redor. Para chegar até lá é fácil, fica apenas 16 quilômetros do centro de Riozinho. O trajeto é feito em estrada de chão batido e o caminho é bem sinalizado. A cascata está localizada dentro de uma área privada, onde há um camping. Após passar pela guarita do local, é necessário caminhar apenas um pequeno trecho até se deparar com os paredões que parecem serem esculpidos a mão.

A queda d’água tem uma profundidade de 15 metros, sendo muito perigoso nadar no local da queda, pois as águas são turbulentas. Já ocorreram vários afogamentos com morte no local. Todo o cuidado é pouco.

 

As belezas não param  por aí

 

A cascata das Andorinhas é outro atrativo a parte. Para chegar lá basta seguir a pé por uma trilha de mais ou menos 1,5 quilômetros, pelo meio do mato e outra parte pela água. É super tranquilo, mesmo com crianças. Com uma queda d’água de apenas 15 metros de altura, a cascata é um charme. Protegida por um paredão no formato de uma ferradura, como se fosse uma caverna, forma um poço cristalino, propício para banho.

A mais sossegada e menos badalada de todas, a Três Quedas fica dentro do camping e para chegar lá basta seguir poucos minutos por uma trilha demarcada paralela ao arroio Chuvisqueirinho. São três quedas em sequência, mas apenas as duas de baixo são visíveis no ponto de chegada.

 

 

ANOTE ALGUMA DICAS

: Em um dia é possível visitar todas as cascatas tranquilamente.

: Leve protetor solar e repelente

: Leve uma segunda peça de roupa, pois você irá se molhar

: Leve alimentos e bebidas, pois há apenas o bar do camping para comprar

: O sinal da internet não funciona por lá, apenas no centro de Riozinho

: Nos finais de semana do verão as cascatas ficam lotadas. Chegue cedo para conseguir um bom lugar

: Carregue um lixo junto sempre. A natureza agradece!

 

Confira alguns registros que fiz por lá

 

Participe da coluna

 

Espero que você tenha gostado de mais essa dica. Ficarei muito feliz se você mandar sugestões e dicas. Além do site do Seguinte:, você me encontra no perfil do Instagram @zanzandocomkati ou no e-mail kzjornalista@gmail.com.

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade