zanzando com kati

Aproveite o feriadão de Carnaval para conhecer o litoral do Uruguai

O Carnaval está chegando e você não sabe o que fazer? Que tal desbravar o litoral do Uruguai. Afinal o país vizinho fica aqui do ladinho cerca sete horas de estrada saindo de Porto Alegre. Com mais de 600 quilômetros de costa, tem praia para todos os gostos e bolsos desde as mais luxuosas até as mais rústicas.

Nesta viagem de apenas quatro dias, a dica é começar por Punta Del Diablo. Bastante badalada no verão, recebe em suas pousadas e hostels turistas de tudo que é lugar do mundo. Já em Valizas é a 'hipongagem' que toma conta com seus artesanatos espalhados por todos os cantos. Mais a frente o Forte de Santa Tereza construído em 1762 atrai muitos visitantes. Localizado dentro de um parque nacional arborizado, cheio de campings e praias, abriga também um museu que conta um pouco da história do lugar.

Alguns minutos de viagem, chega-se a charmosa Cabo Polônio. A reserva natural que não tem água encanada e energia elétrica, a noite é iluminada apenas pelo farol. Para conhecer o local é necessário deixar o carro no estacionamento e embarcar em um transporte 4×4. A viagem dura cerca de 20 minutos e a entrada custa cerca de R$ 40. Além de duas praias lindas e um centrinho com produtos artesanais e bares, os lobos e leões marinhos são uma atração a parte. 

La Pedrera e La Paloma contam com excelentes restaurantes para comer. Os barzinhos ficam abertos e servindo o público, que vira as noites nas ruas. Percorrendo cerca de 110 quilômetros chega-se a Punta del Este que já foi considerado o balneário mais luxuoso da América do Sul. Todas as praias são muito disputadas, como as de ondas fortes encontradas na Playa Brava, tanto como as águas tranquilas e cristalinas da Playa Mansa. Os lobos marinhos e os iates roubam a cena na famosa Marina e o Monumento Los Dedos fazem a festa dos turistas que se esforçam por uma boa 'selfie.'

Outro lugar perto de Punta e que vale a visita é a Casapueblo. Situada em Punta Ballena a casa com inspiração grega foi construída pelo artista Carlos Villaró e hoje abriga uma galeria de arte, hotel e um mirante para admirar o belíssimo pôr do sol da região. Ao lado, vale também a visitar o vilarejo de José Ignácio que mistura o rústico com o sofisticado. Na volta para casa não deixe de passar nos Free Shops para comprar com preços bem menores que aqui no Brasil perfumes, eletrônicos, além dos tradicionais alfajores e doce de leite.  

 

Fique atento a essas dicas

 

: O melhor caminho para deslocar-se da Capital até o Uruguai é pela BR-116, partindo em direção a Pelotas, e de lá em direção ao Chuy. A estrada deles é muito boa e pedagiada. 

: Para passar pela fronteira é necessário a carteira de identidade em bom estado e com foto recente (emitida não mais que dez anos) ou passaporte válido. Crianças de até dois anos entram com a certidão de nascimento.

: Não esqueça que o motorista terá que apresentar para entrar no país a famosa carta verde que é o seguro exigido contra terceiros. Alguns bancos, corretoras e despachantes realizam esse serviço e o valor é determinado conforme o tempo de estadia.

: A maioria das praias possui desde hotéis super sofisticados e ótimos restaurantes, até hostels e campings. A dica é dar uma pesquisada antes na internet  e de de preferência reservar com antecedência para não sofrer imprevistos com a hospedagem.

 : A moeda dos 'hermanos' é o Peso Uruguaio. Trocar reais por pesos uruguaios aqui no Brasil costuma ser uma péssima ideia, pois o câmbio fica bem baixo. A dica é comprar um pouco para os primeiros dias de viagem, assim você não precisa sair correndo atrás de casas de câmbio logo que chegar.Mas fique tranquilo que como muitos brasileiros visitam o Uruguai, vários lugares aceitam o Real.

 

Confira o vídeo com as fotos que eu fiz lá!

 

PARTICIPE DA COLUNA

Você tem uma dica bacana para o Carnaval mande suas sugestões e dicas de viagens pelo e-mail kzjornalista@gmail.com ou no perfil no Instagram @zanzandocomkati 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade