a coluna do silvio

A Inovação de Gravataí

Hoje, segunda, dia 4 de Janeiro, Gravataí dá um passo importante para o desenvolvimento tecnológico de nossa cidade, pois foi criada a Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia, tendo a presidente da AGTI (Associação das Empresas e Profissionais de Tecnologia da Informação do Vale do Gravataí) Selma Fraga à frente desta importante pasta. 

A tecnologia é passível de ser considerada como uma força da natureza, nunca foi possível se colocar contra ela e sua revolução inovadora que atinge a tudo e a todos. E quando falo de inovação não estou me referindo especificamente a computadores, mas a realização de tarefas de forma mais rápida, mais fácil, de melhor qualidade, que eventualmente começa com um custo mais alto, mas que depois reduz o custo da realização de cada uma destas tarefas, e assim foi ao longo dos séculos, a despeito de muitos que se colocavam contrários a algumas delas. Ainda hoje encontramos escritores que martelam seus dedos em antigas máquinas de escrever manual, agora menos, pois não há como competir. Cada vez que vejo um movimento contrário a esta ou aquela tecnologia, por motivos A ou B, me vem à mente a história do ludismo, quando os homens quebravam as máquinas de tear porque aquela tecnologia estava tirando o trabalho das pessoas. Você pode espernear, mas não há como vencer, e se não se atualizar será mais uma voz a dizer que não há trabalho, o trabalho não desaparece, mas ele se atualiza, e você precisa se atualizar também.

Hoje estava lendo uma novidade (já não era sem tempo) de um novo equipamento que agrega em uma unidade funcionalidades diversas de utensílios da cozinha. Ele bate como liquidificador, cozinha como panela, esquenta, esfria, frita, cobra escanteio e cabeceia. Basicamente você joga os ingredientes para dentro, seleciona o que quer que seja feito e o equipamento faz as funções de diversos eletrodomésticos leves e pesados de uma vez. Ainda tem bastante a evoluir para se tornar algo similar ao sintetizador de alimentos da "Star Trek", mas você tem alguma dúvida de que chegaremos lá?

Então você pode começar a se decidir se será a pessoa que vai ficar reclamando que "Ah, mas a comida não fica tão boa, Ah, mas a tradução não fica correta, Ah, mas confio mais em um motorista" ou se toma entra neste trem que a partir de hoje também passa por Gravataí, e que te permitirá estar preparado para as novas décadas que estão por chegar. Ou pode sentar na sua mesa, ajeitar o papel e começar a bater na sua velha máquina de escrever…

A despeito de qualquer alinhamento político, ou da necessidade sempre  premente que outras áreas sociais sempre tiveram e têm, deixo meus parabéns ao prefeito eleito Luiz Zaffalon pela iniciativa de criar esta nova secretaria e desejo toda sorte para a secretária Ciência, Inovação e Tecnologia Selma Fraga, Gravataí precisava disto.

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade