a coluna da Rosiane

Comprometimento

Sua equipe de trabalho está comprometida com a empresa?

Uma das maiores dificuldades que encontro nas empresas em que presto consultoria, pela percepção dos Dirigentes, é a falta de comprometimento dos colaboradores, e realmente isto é preocupante. Se sua equipe de trabalho não está comprometida com a empresa provavelmente vai trabalhar apenas para receber no final do mês e cumprir o expediente de trabalho, sem se preocupar se o seu desempenho está suprindo as necessidades da empresa.

Infelizmente a falta de comprometimento é um problema muito comum e de grande impacto para as empresas, que quando analisados, as causas possuem alguns fatores semelhantes que aparecem com maior frequência.

Algumas empresas pecam quando só se importam com o quanto o colaborador está produzindo, como se fosse apenas um número ou despesas trabalhistas. É preciso ter consciência que todas as atividades da empresa são desempenhadas por pessoas e estas precisam ser reconhecidas e valorizadas como tal. Assim como os colaboradores precisam do emprego, as empresas precisam da força de trabalho.

Como mencionado nos artigos anteriores, existem vários fatores que auxiliam no comprometimento dos colaboradores, tais como a forma de tratamento, a comunicação, um ambiente de trabalho que incentive o desenvolvimento e crescimento das pessoas, itens que não estão ligados somente em incentivos financeiros. Com certeza ter um salário compatível com a função é importante, mas sozinho não basta.

Qual a importância de ter uma equipe comprometida?

É fato que ter uma equipe de trabalho comprometida com os objetivos da empresa e com suas atividades diárias aumenta a produtividade e consequentemente os ganhos para a empresa.

Dificilmente podemos ter uma equipe comprometida se não forem observados alguns fatores:

: Manter o colaborador conectado com o objetivo da empresa, das responsabilidades da sua função e das necessidades dos clientes;

: Instigar e desafiar os membros da equipe para que participem ativamente, que os mesmos possam lançar ideias de melhorias das atividades, dos processos operacionais, além de sugestões para melhoria da empresa;

: Desenvolva, capacite e qualifique sua equipe;

: Mantenha uma comunicação clara e objetiva, não presuma que tudo é obvio;

: Crie políticas de crescimento interno;

: Empatia: trate o seu colaborador como gostaria de ser tratado se estivesse no lugar dele.

E muito importante, os colaboradores são reflexos dos donos, então para ter uma equipe comprometida com a empresa é necessário que a empresa também esteja comprometida com seus colaboradores. O comprometimento precisa ser mútuo, e o retorno será garantido para ambos.

Sua empresa está comprometida com seus colaboradores?

 

CONTATOS

Rosiane Guedes Nunes

Administradora especialista em Desenvolvimento Humano e das Organizações

rosiane@rg.adm.br / (51) 99664-9928

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade