dicas do rafa

O inverno também pede uma boa cerveja

É muito comum associarmos a cerveja à praia, calor, carnaval, tanto que fica até dificíl pensarmos em tomar uma gelada com esse friozinho, mas existem tipos específicos de cerveja que são indicadas para o inverno, isso eu garanto!

Cervejas artesanais são aquelas produzidas quase de forma caseira. Várias microcervejarias utilizam equipamentos modernos e engarrafam suas produções, que são mais restritas, porém não necessariamente pequenas, ainda assim, são consideradas como cervejarias artesanais devido ao cuidado que há com sua produção, desde os ingredientes básicos usados, até o preparo e os conservantes finais, que devem ser naturais e não químicos. O que faz com que, as cervejas produzidas desta forma, tenham personalidade, aromas, e sabores, algo não existente nas cervejas produzidas em larga escala industrial. A diversidade de estilos que existe, muitos ainda acham que cerveja é só pilsen e estupidamente gelada, falei na coluna da semana passada, a interação da cerveja na gastronomia, o que possibilita mais opções de harmonizações que o vinho. Vejamos alguns estilos que vão bem nos dias de inverno.

Entre as cervejas mais procuradas nas estações mais frias do ano, está a Bock. Ela costuma ser adocicada e apresenta um teor alcoólico mais elevado(entre 6,3 a 7,2%). Tem uma coloração de dourado intenso a âmbar claro e fica deliciosa acompanhada de um caldo de feijão, lombo de porto, e claro, salsichas bock.

 

 

A Barley Wine (literalmente vinho de cevada) é uma cerveja bem encorpada, podendo seu teor de álcool chegar a 12%. Apresenta mais malte do que as cervejas comuns. "Atualmente, muitos exemplares recebem número de safra e, normalmente, são envelhecidas em barril antes do seu lançamento, o que lhes confere uma coloração que pode variar do âmbar ao marron escuro". A complexidade de seus sabores lhes pede uma degustação lenta. harmoniza com queijos azuis, como o gorgonzola, rochefort e stilton.

 

 

A stout é uma cerveja escura, uma vez que é composta de malte torrado. Por isso, seu sabor geralmente apresenta notas semelhantes ao café. São cervejas de paladar mais seco, e amargo. Combinam bem com sobremesas, em especial petit gateau.

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade