tecnologia

Zaffa prepara caminho de Gravataí para South Summit

South Summit chega pela primeira à América do Sul em Porto Alegre, de 29 a 31 de março de 2022

O prefeito Luiz Zaffalon e os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Maria de Campos, e de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga, participaram nesta sexta-feira de uma reunião de trabalho sobre a South Summit, plataforma de negócios de inovação que será realizada em Porto Alegre no próximo ano. A iniciativa foi organizada pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e o Instituto Caldeira, que abrigou o encontro.

O prefeito, em sua fala, afirmou que o poder público precisa legislar sobre o tema inovação, colocando os municípios, estado e país, em uma sintonia com os investimentos que estão se abrindo nesta nova forma de mercado.

– Gravataí tem, com certeza, um olhar voltado para a inovação. Prova disso é a nossa lei de inovação que é uma das mais modernas e completas da região e, quem sabe, do estado e do país. Queremos e temos todas as condições para estarmos participando da South Summit, assim como os empresários da nossa cidade – disse.

Segundo a secretária Selma, a pauta discutida na Granpal, nesta sexta-feira, demonstra um comprometimento dos prefeitos em favor do desenvolvimento do ecossistema de inovação em seus municípios e uma união de esforços para a preparação do maior evento de inovação do mundo: o South Summit.

– Para Gravataí é uma oportunidade de atrair novos investimentos e novos negócios, movimentando diversos setores da economia. Estamos felizes em fazer parte dessa integração, que será um novo marco para o Estado do Rio Grande do Sul – ressaltou.

Prefeitos da Região Metropolitana, gestores e lideranças políticas e empresariais participaram do primeiro encontro sobre as oportunidades que irão ser geradas a partir da South Summit. O objetivo da reunião foi mostrar as potencialidades da feira e mobilizar os municípios a fazer parte do ecossistema de inovação. A South Summit, que tem sede em Madrid, na Espanha, e pela primeira vez ocorrerá na América do Sul, ocorrerá em Porto Alegre nos dias 29, 30 e 31 de março de 2022.

Participante do encontro desta sexta-feira, o secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul, Cláudio Gastal, salientou que a ideia desta reunião com representantes da Granpal é mostrar a caminhada, daqui até março, no que diz respeito à construção do evento.

– A Região Metropolitana deve se apropriar desse movimento potencializado pelo South Summit e consolidar sua vocação para inovação e tecnologia – afirmou. 

Os debatedores foram unânimes em afirmar que a região tem potencial para ser uma referência do setor para o Brasil e o mundo. O local escolhido para receber as discussões nesta sexta-feira, o Instituto Caldeira, é um hub de empresas e startups de inovação localizado no revitalizado 4º Distrito da capital.

O CEO do Instituto, Pedro Freitas Valério, ressaltou, em sua fala, a união como ponto crucial para transformar o RS em referência quanto à inovação.

– O Caldeira está aqui, para ser catalisador e incentivador do processo, trabalhando junto para que todos cresçam – disse Valério.  

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade