projeto ousado

Vamos pegar o aeromóvel para Porto Alegre?

Sistema inventado por Oskar Coester liga a estação Aeroporto ao Terminal 1 do Salgado Filho, em Porto Alegre

A empresa chinesa China Railway Engineering Group (CREG) apresentou ao governo federal uma proposta para assumir a Empresa de Trens Urbanos Metropolitanos S.A. (Trensurb), que opera uma linha de trens de superfície para transporte de passageiros entre Porto Alegre e Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos. A ideia foi levada diretamente ao ministro chefe da Casa Civil, o gaúcho Eliseu Padilha (PMDB).

A proposta dos chineses é, além de assumir a Trensurb, implantar novas linhas – daí com o aeromóvel – dentro de Porto Alegre e com extensões que podem chegar a outras cidades da Região Metropolitana, inclusive Gravataí. Esta, partindo do Terminal Triângulo, na avenida Assis Brasil, e passando por Cachoeirinha.

O projeto ainda inclui a troca da atual frota de trens da Trensurb por veículos novos. Em contrapartida, o governo federal cederia a concessão do que já existe e das linhas a serem implantadas pelo período de 30 anos.

 

As linhas

 

A novidade seriam os mais de 80 quilômetros – novos – de linha suspensa. Além de Cachoeirinha-Gravataí (extensão da linha Mercado-Triângulo), uma para Viamão (a partir da avenida Ipiranga), outra para a Zona Sul da capital (até o bairro Tristeza) e um braço entre as linhas da Trensurb e a Ulbra de Canoas.

Também seriam implantadas linhas menores como Estação Mercado-Terminal Cairú, em Porto Alegre, e outra em Canoas, a Mathias Velho-Guajuiviras. A negociação entre a CREG e o governo brasileiro vem sendo intermediado pelo empresário Marcos Coester, filho do inventor do sistema, o pelotense Oskar Hans Wolfgang Coester.

 

: A primeira patente foi concedida pela Inglaterra a Oskar Coester. Posteriormente, Japão, Alemanha, Estados Unidos, França, Brasil, entre outros países, seguiram a decisão dos ingleses.

 

Segundo Marcos, diretor executivo da Aeromovel do Brasil, a operação seria rentável e eficiente. Com um público usuário estimado em 1 milhão de pessoas por dia, o sistema seria autossuficiente para bancar o investimento. Ainda segundo o executivo, o ministro Eliseu Padilha teria aprovado o projeto e prometeu levar os estudos de viabilidade adiante.

 

O que é

 

– O aeromovel é uma solução de transporte urbano que apresenta vantagens importantes, em termos de economia, segurança e conforto aos usuários.

– O conceito do sistema totalmente automatizado, que funciona em via elavada com propulsão a ar, estabelece novos padrões de mobilidade sustentável e inovadora.

– Através da integração com outros meios de transporte, o aeromovel complementa soluções existentes com baixo impacto ambiental e qualidade de vida às pessoas.

 

Importante

 

Não há citação acerca de valores a serem investidos e nem sobre datas para o início da implantação das novas linhas, caso a proposta dos chineses ganhe o respaldo do governo federal.

 

Características

 

ECONOMIA

– Baixo custo de implantação, operação e manutenção

– Baixo consumo de energia

– Operação automatizada

– Baixo índice de desapropriação devido a sua flexibilidade

RAPIDEZ

– Baixo tempo de espera e de viagem

– Acesso facilitado às estações

SEGURANÇA

– Sistemas de segurança redundantes

– Geradores garantem a operação mesmo com falta de energia elétrica

MEIO AMBIENTE

– Tecnologia "limpa", com motores elétricos e sem a emissão de poluentes

– Estruturas elevadas e menos espessas, com design moderno e baixo impacto visual

– Motores elétricos estacionários e ventiladores com isolamento acústico

– Projeto com total atendimento às legislações ambientais vigentes

CONFORTO

– Aceleração e desaceleração automatizadas conforme padrão internacional de conforto

– Veículos silenciosos, sem ruído de motores e com design moderno

– Acessibilidade universal, com espaço para cadeirantes e idosos

 

Em Porto Alegre

 

– No dia 10 de agosto de 2013 foi inaugurado pela ex-presidente Dilma Rouseff (PT), em Porto Alegre, a primeira linha de aeromovel do Brasil.

– Desenvolvido pelo Grupo Coester, o sistema é um case de inovação em mobilidade urbana.
A solução conecta a Estação Aeroporto do Trensurb ao Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho.

– Os veículos transitam em uma via elevada e são movidos a ar, percorrendo 1.010 metros em cerca de 90 segundos.
– A ex-presidente Dilma esteve na cerimônia de inauguração, participou da viagem inaugural, e destacou o caráter sustentável do aeromovel que, por ser elétrico, não emite poluentes.

– Ela fez um elogio ao projeto de Oskar Coester, diretor-presidente do Grupo:

— Hoje participo da inauguração de um símbolo que está sendo implantado. Mostra que somos, sim, capazes de inovar.

 

Em Jacarta

 

Em 1989 o projeto foi implantado com sucesso na cidade de Jacarta, capital da Indonésia, onde funciona há 28 anos. Trata-se de uma linha circular com 3,6 quilômetros de extensão e seis estações, construída no interior de um parque ecológico que abriga, entre variadas atrações, teatros e hotéis.

 

: Aeromovel circula em parque ecológico da Indonésia há 28 anos

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade