crise do coronavírus

Vacinação de idosos a partir de 85 anos começou em Gravataí

Vigilância Municipal em Saúde informa que foram aplicadas 649 doses neste primeiro dia de imunização contra a Covid

Teve início a vacinação contra a Covid-19 de idosos a partir dos 85 anos. A ação faz parte da segunda fase do plano de imunização. Para facilitar o processo, a cidade foi dividida em cinco regiões e a imunização ocorrerá nas unidades básicas de saúde Centro e São Judas Tadeu e nas unidades de saúde da família Águas Claras, Neópolis e Barro Vermelho (confira endereços e horários abaixo). 

Para ser vacinado nessa etapa, o idoso precisa procurar uma destas cinco unidades de saúde referenciadas para a ação, munidos de documento de identificação com foto e comprovante de residência. Ao todo, neste primeiro dia, foram vacinadas 649 pessoas, entre idosos que foram até os postos e os acamados que receberam visita domiciliar dos funcionários da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para a aplicação.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Municipal em Saúde (Viemsa), Vanessa dos Santos Prates, a procura, no primeiro dia, foi considerada "tímida" pelas equipes da saúde.

– A ação ocorreu de forma muito tranquila em todas as unidades e esperamos que assim seja durante todo o período – comentou.

Moradora do Centro, dona Marina Müller, 86 anos, chegou na UBS Centro por volta das 7h30.

– Vim no primeiro dia porque moro aqui perto e este é o mínimo que posso fazer. Agora, graças a Deus, as coisas irão melhorar – comentou.

O senhor Mário Vidal, de 95 anos, tomou a primeira dose do imunizante na UBS Centro. Ele é morador da região e disse que estava muito ansioso para fazer a vacina.

– Estou feliz de ser vacinado. Não saio de casa desde março do ano passado – contou.

 

Solidariedade em todas as horas

 

O momento de imunização dos idosos também pode ser de empatia. Prova disso é a ação feita por Marlise Müller, 63 anos. Ela acompanhava a sua mãe, dona Teresinha dos Santos, 89 anos, e, próximas a elas, estavam Ilka Elita Mohr, 95 anos, e sua filha. Quando estava próximo de as duas idosas serem vacinadas, a filha de Ilka precisou sair, e Marlise, em um ato de solidariedade e amor ao próximo, se ofereceu para acompanhar a senhora que acabara de conhecer.

– Quando entendi o que estava acontecendo, me prontifiquei. Não iria deixar a dona Ilka sair daqui sem a vacina. Me sinto muito feliz de poder ajudar alguém neste momento em que precisamos cuidar uns dos outros – relatou Marlise.

Ilka e Terezinha, com as carteirinhas de vacinação nas mãos, eram só alegria.

– Estou muito feliz por poder dar uma lambada nessa Covid – comentou, sorrindo, Terezinha, que, com o comentário, fez a nova amiga Ilka também sorrir.

 

ONDE SERÁ A VACINAÇÃO

UBS CENTRO

: Endereço: Rua Carlos Linck, 55

: Horário: 7h às 18h

 

USF ÁGUAS CLARAS

: Endereço: Rua Carlos Drummond de Andrade, 1030

: Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h

 

UBS SÃO JUDAS TADEU

: Endereço: Rua Félix Rodrigues, 195

: Horário: 7h às 18h

 

USF NEÓPOLIS

: Endereço: Avenida São Paulo, 65

: Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h

 

USF BARRO VERMELHO

: Endereço: Rua Sagrada Família, 275

: Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade