saúde

UPA da Morada do Vale completa 1 ano com média de 150 atendimentos diários

Serviço de referência em urgência e emergência já atendeu mais de 52 mil pessoas

A segunda Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h), a UPA Doutor Moisés Eli Magrisso, ou UPA da Morada do Vale, completou o primeiro ano de funcionamento. Com mais de 52 mil pessoas atendidas, a unidade é uma referência em atendimentos de urgência e emergência para os moradores da região.

Localizada na Rua José Bonalume, 2250, às margens do trecho municipalizado da ERS-020, a UPA recebe mensalmente um investimento de 1 milhão de reais para manutenção do funcionamento de toda sua estrutura.

– A abertura da segunda UPA em Gravataí foi motivo de comemoração para todos. É uma unidade de urgência e emergência com estrutura ampla e equipada para atender a população, mantida integralmente com recursos financeiros municipais – disse o prefeito Luiz Zaffalon.

Entregue durante a gestão do ex-prefeito Marco Alba, a UPA foi a única estrutura deste porte inaugurada no estado em meio à pandemia. A unidade ampliou 50% da capacidade instalada para atendimentos à população no município.

– A mais jovem unidade dos serviços de urgência e emergência de Gravataí teve papel fundamental e decisivo no auge da pandemia, sendo uma referência para população nos atendimentos de casos de média e alta complexidade – disse o secretário da Saúde, Régis Fonseca.

Com mais de 1.300 m² de área construída, a unidade possui em sua estrutura sala vermelha para atendimento de pacientes graves com três leitos de suporte ventilatório invasivo, sala de observação com oito leitos adultos, quatro leitos pediátricos e dois leitos de isolamento para portadores ou suspeitos de doenças infectocontagiosas. Além de leitos de salas de medicação composta com oito poltronas e sala de inalação para até seis pacientes. O local conta também com estrutura de acessibilidade para melhor atendimento da população.

A UPA conta ainda com cinco médicos, sendo três clínicos e dois pediatras, que atendem diariamente e tem a sua disposição uma ampla estrutura de exames laboratoriais coletados na própria unidade. O serviço possui também um equipamento de radiologia que proporciona aos pacientes e médicos agilidade e segurança. As imagens de raio x geradas são lançadas diretamente nos computadores dos próprios consultórios. Além disso, a unidade conta com equipamento para exames de eletrocardiograma. Ao todo, mais de 100 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos em radiologia, auxiliares de higienização, farmacêuticos, recepcionistas, vigilantes e auxiliares administrativos prestam serviços na unidade.

O atendimento na UPA é realizado por meio de classificação de risco. Ao ingressar no serviço, os pacientes são classificados conforme sua gravidade, de acordo com o aferimento de sinais vitais e sintomas apresentados. Após a triagem com classificação de risco, os pacientes, conforme a gravidade da avaliação realizada, são chamados pelos médicos para atendimento. A UPA fornece atendimento de urgência, situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento e, na emergência, quando há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente com necessidade de tratamento médico imediato.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade