outubro rosa

Prefeitura iluminada de rosa reforça importância do cuidado com a saúde da mulher

Este é um mês especial para a saúde. É no Outubro Rosa que lembramos que prevenir é preciso e que o cuidado da mulher para o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de útero e ovários pode salvar a vida de quem amamos. Por conta disso, a Prefeitura de Gravataí e o chafariz da Praça da Bíblia ficarão o mês inteiro, iluminados de rosa em alusão a esta causa. A abertura oficial das atividades do Outubro Rosa, em frente à Prefeitura, contou com a apresentação do músico Vinny Lacerda. A ação é do Gabinete da Primeira-Dama em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Na abertura da cerimônia, o prefeito Luiz Zaffalon ressaltou a importância do cuidado com a saúde da mulher, que possui especificidades físicas e que tem no câncer de mama, por exemplo, uma das maiores causas de morte no país.

– Mas, muito mais do que saúde, precisamos sempre aproveitar estes momentos como o Outubro Rosa para lembrar que precisamos lutar pela busca de igualdade plena para as mulheres em todos os espaços. Falar de câncer, de qualidade de vida e de saúde é importante, mas falar de todas as lutas das mulheres é primordial – disse Zaffa.

A primeira-dama, Marlene Zaffalon lembrou do papel fundamental do autoexame na busca da prevenção ou de um diagnóstico precoce.

– Ao longo de outubro, preparamos diversas ações de cuidado para as mulheres. Todos os sábados teremos unidades de saúde abertas para a requisição de mamografia, coleta de CP e testes rápidos. Mulheres, aproveitem estes serviços e se cuidem – disse.

Marlene ainda destacou que o câncer de mama é o segundo tipo que mais mata no Brasil e que, o quanto antes for identificado, maiores serão as chances de cura. Nesta mesma linha de pensamento, o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, relembrou que a prevenção é a arma mais poderosa que podemos ter contra doenças graves.

– O Outubro Rosa, capitaneado pelo Gabinete da Primeira-Dama, é um exemplo de união entre todas as pastas do governo municipal em busca de qualidade de vida para a população.

No encerramento do ato, a primeira-dama entregou rosas para as representantes das vitoriosas da cidade (mulheres que, com garra, lutaram e venceram o câncer): Lori Jacobs, Barcelai da Silva, Maria Laureci, Fefa Pereira, Solange Reis e Eloeti Costa.

A ação conta com o apoio da Ulbra – Campus Gravataí, Liga da Saúde da Mulher e do Adolescente Ulbra Gravataí, Casa Lilás, Gravataí Shopping Center, e das secretarias da Educação; Administração, Modernização e Transparência; Governança e Comunicação Social; e da Cultura, Esportes e Lazer.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade