educação

Prefeitura de Gravataí e Senai tem parceria para curso Fundamentos da Robótica Industrial 4.0; Inscrições encerram nesta quinta

Iniciativa está sendo ofertada para alunos das séries finais do ensino fundamental da rede pública de ensino

O prefeito Luiz Zaffalon recebeu as secretárias municipais da Educação (Smed) e de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), Magda Ely e Selma Fraga, respectivamente, e a gerente de operações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Gravataí, Suzana Sartori, para a assinatura do contrato para prestação de serviços que garantirá a oferta das primeiras turmas do curso de formação profissional “Fundamentos da Robótica Industrial 4.0”.

A iniciativa, que está sendo ofertada gratuitamente para estudantes da rede pública municipal, a partir dos 14 anos de idade, das séries finais do ensino fundamental, segue com as inscrições abertas até esta quinta-feira, 10, diretamente, pelo link https://bit.ly/3MGegL

O prefeito destacou o empenho do governo municipal em estabelecer condições para que os jovens se preparem para as tecnologias do futuro, tendo em vista as novas tendências do mercado de trabalho.

– Gravataí está se transformando em um polo de inovação e estamos preparando a gurizada para estas tecnologias que estão gerando uma grande quantidade de empregos no município – disse Zaffa. 

De acordo com a secretária de Educação Magda Ely, até esta quarta-feira, 300 estudantes da rede pública municipal já haviam sido inscritos para o processo de seleção, que terá duas turmas de 20 alunos tanto no primeiro quanto no segundo semestre, totalizando 80 vagas. As aulas ocorrerão no Senai, e o curso terá duração de 100 horas, com início previsto para 14 de março, e término para o para o mês de junho. Além disso, no decorrer do ano, conforme o interesse da população e a parceria com outras empresas de ensino, novas turmas serão disponibilizadas para os inscritos. 

– A tecnologia já está dentro da sala de aula. Com o programa Educação Conectada com o Futuro, já entregamos lousas digitais para todas as instituições de ensino municipal, implementamos os núcleos de tecnologia dentro das escolas, entregamos notebooks para os professores e capacitamos estes profissionais para este tipo de ensino. Agora, por meio desta parceria com a Smict e com o Senai, estamos ampliando as ofertas aos estudantes, o que é muito importante para preparar os jovens para as novas exigências do mercado de trabalho – ressaltou Magda. 

Já a titular da Smict, Selma Fraga, destacou a importância desta ação transversal, que está ampliando as ofertas de especialização para este mercado tão específico e que carece de mão de obra especializada:

– Estamos muito satisfeitos com o alto índice de procura pelo curso. Se de um lado temos investido forte para que empresas de tecnologia se instalem no município, de outro, precisamos capacitar os futuros profissionais para este novo mercado e para todas as exigências estabelecidas pelas empresas ligadas à tecnologia.

Também estiveram presentes à reunião o vice-prefeito Dr. Levi Melo e a representante do Núcleo de Tecnologias Educacionais da Smed (NTE) Nayala Ramos.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade