assistência social

O que Gravataí oferece aos moradores de rua nas noites frias

Por intermédio do Centro Pop, o município presta diversos serviços básicos para os acolhidos

Em tempos nos quais a vulnerabilidade social é agravada pela pandemia, e o frio intenso atua sobre o Estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Gravataí, oferece, por intermédio do Centro Pop, diversos serviços básicos de higiene, alimentação, reinserção social e empregatícia, para moradores de rua.

O local conta com uma equipe multiprofissional composta por um coordenador, assistentes sociais, orientadores, auxiliares de serviços gerais e cozinheiros que auxiliam pessoas em situação de vulnerabilidade.

Durante o atendimento inicial, é realizada uma entrevista para conhecer a situação do morador de rua e elaborar um plano de atendimento, conforme as necessidades do acolhido. No processo de reintegração, os usuários recebem suporte para a confecção de documentos pessoais, currículos, acesso a vagas de emprego, refeitório – são servidas três refeições diárias (café da manhã, almoço e café da tarde), lavanderia e sanitário equipado com chuveiro de água quente.

Segundo a secretária adjunta da Família, Cidadania e Assistência Social, Joice Michels, o município ainda possui o albergue Casa do Bem, local em que os moradores de rua dispõem de quartos coletivos para passar a noite, principalmente, nos dias mais frios.

– Por meio dos serviços de assistência social, conseguimos fornecer mais qualidade de vida e ajudar na reconstrução das pessoas em situação de vulnerabilidade.

Conforme o orientador social do Centro Pop, Guilherme Nunes, os serviços prestados pelo local são essenciais para a reintegração dos acolhidos.

– O nosso objetivo é construir um novo futuro, reorganizar a vida das pessoas e fazer com que elas saiam desta situação de rua.

Segundo o acolhido Paulo Juliano, o centro serviu como um primeiro passo para a sua readaptação na sociedade. Por meio dos serviços prestados, o usuário recebeu atendimento psicológico, alimentação, roupas, local para dormir, direcionamento pessoal e suporte para sua reintegração com a família.

– Estou encaminhado para uma vaga de emprego, alimentado e com roupas quentes para utilizar.

O Centro Pop está localizado na Rua Ary Tubbs, 885. Pessoas em situação de rua podem procurar o local buscando encaminhamento e plano de atendimento pessoal. Já o albergue Casa do Bem, está localizado na ERS 118, 3155, e fornece um local para que moradores de rua passem a noite.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade