saúde

Hospital Dom João Becker promove mutirão de endoscopias neste sábado em Gravataí

HDJB é administrado pela Santa Casa de Misericórdia

O atendimento em endoscopia pelo SUS terá um incremento nesse sábado. O Hospital Dom João Becker vai promover um mutirão desse tipo de procedimento, ao longo do dia. Ao todo serão 22 pacientes atendidos, encaminhados pelo Secretaria Municipal de Saúde. Dois gastroenterologistas e um anestesista, além da equipe de enfermagem vão estar envolvidos.  

De acordo com o diretor médico do Dom João Becker, os mutirões são grandes oportunidades para colocar em dia as demandas do Sistema Único de Saúde.

– Queremos diminuir um gargalo que existe, não só nas endocospias, mas também em outros atendimentos e procedimentos pelo SUS – afirma Fernando Issa.

Recentemente, o hospital promoveu um mutirão de consultas oftalmológicas e outro de cirurgias. Quem está na fila para realização de endoscopia pelo Sistema Único de Saúde deve procurar o posto de saúde mais próximo para mais informações.  

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), o exame é indicado para avaliação diagnóstica e, quando necessário, tratamento das doenças da parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, o estômago e a porção inicial do duodeno. Ele é realizado introduzindo via oral um aparelho flexível com iluminação que permite a visualização de todo o trajeto examinado, transmitindo a imagem para um monitor.  

O exame geralmente dura poucos minutos e é realizado com anestesia tópica (um spray de anestésico na garganta) ou com sedação, utilizando medicação administrada na veia do paciente. Já no hospital Dom João Becker, a endoscopia, tanto para o SUS, quanto para convênios e particulares, conta com o diferencial de ter a presença de um médico anestesista durante o procedimento, que utiliza medicamentos diferenciados, proporcionando maior conforto ao paciente.  

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade