crise do coronavírus

Gravataí já imunizou 4.692 pessoas contra a Covid-19

Prefeitura está vacinando idosos acamados em Gravataí

Após 25 dias do início da vacinação contra a Covid-19, Gravataí já chegou ao número de 4.692 doses aplicadas até o início da tarde desta sexta-feira, 12. O total é o somatório dos públicos-alvos de duas fases da campanha nacional de imunização, que são os profissionais da área da saúde, idosos e pessoas com deficiência institucionalizadas e, ainda, idosos a partir de 80 anos.

A vacinação dos idosos ocorreu, até agora, em duas etapas divididas por faixa etária. A primeira começou na última quarta-feira, 10, para aqueles com 85 anos de idade ou mais, e, nesta sexta-feira, 12, a imunização foi aberta para idosos com idades a partir dos 80 anos. 

Com o ponto facultativo estabelecido por decreto em Gravataí, na segunda, 15/2 e na terça, 16/2, não haverá expedientes nas unidades de saúde. Sendo assim, a vacinação será retomada na próxima quarta-feira, 17.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, todo o processo de imunização contra o coronavírus em Gravataí tem sido tranquilo.

– Em nenhum momento tivemos tumulto ou algum tipo de problema, ao contrário, tudo está ocorrendo da forma mais tranquila possível, sem grandes filas e aglomerações, com as pessoas respeitando o distanciamento – diz o secretário.

 

Pronto para uma nova etapa

 

O aposentado Cláudio Martins, de 83 anos, foi o segundo a chegar, próximo das 6h da manhã, na Unidade Básica de Saúde Centro. Mesmo não gostando muito de agulhas, ele relatou estar feliz em ter a oportunidade de receber a vacina.

– A gente tem que vir, tem que se cuidar. A vacina é muito importante para podermos voltar a ter uma vida normal.

A coordenadora da Vigilância Municipal em Saúde, Vanessa Prates, lembra que a ampliação da faixa etária dos idosos a partir dos 80 anos fez com que aumentasse o movimento nas cinco unidades de saúde que estão aplicando as vacinas aumentasse. Ela explica que, assim que o município receber mais doses, gradualmente, a faixa etária dos idosos irá sendo diminuída.

Ao todo, Gravataí já recebeu 8.810 doses (somatório das 1ª e 2ª doses, sendo que até o momento só foram aplicadas as primeiras). Destas, já foram aplicadas 2.952 (1ª dose) em trabalhadores da saúde, 277 em idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI) e 1.463 (1ª dose) em idosos não institucionalizados.

A vacinação dos idosos a partir de 80 anos está sendo realizada nas seguintes unidades de saúde: UBS Centro, UBS São Judas Tadeu, USF Águas Claras, USF Neópolis e USF Barro Vermelho. 

OS ENDEREÇOS E HORÁRIOS

UBS CENTRO

: Endereço: Rua Carlos Linck, 55

Horário: 7h às 18h

USF ÁGUAS CLARAS

Endereço: Rua Carlos Drummond de Andrade, 1030

Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h

UBS SÃO JUDAS TADEU

Endereço: Rua Félix Rodrigues, 195

Horário: 7h às 18h

USF NEÓPOLIS

Endereço: Avenida São Paulo, 65

Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h

USF BARRO VERMELHO

Endereço: Rua Sagrada Família, 275

Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade