educação

Escola Municipal Nova Conquista promove Dia do Aluno Protagonista

Com o intuito de aprimorar habilidades, estudantes desenvolveram funções como professores e funcionários

A equipe diretiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nova Conquista, no Rincão da Madalena, promoveu o Dia do Aluno Protagonista. O projeto teve por objetivo, fazer com que os estudantes comandassem a escola atuando em todas as áreas, desde a portaria até a direção, para desenvolverem a responsabilidade e a cidadania. Como forma de trazer novas perspectivas, tanto para os alunos como, posteriormente, para os moradores da região, a ação também buscou valorizar a escola, os professores e os funcionários.

Para a diretora Mara Denise Narciso, tudo se resolve por meio da educação, e a atividade é a melhor forma de ensinar aos alunos todos os processos de gerenciamento de uma escola municipal. O trabalho, desenvolvido há cinco anos, sempre na semana que une o feriado do Dia das Crianças e o Dia dos Professor, proporciona a troca de papéis, nos quais  os professores e funcionários se tornam estudantes, e os alunos assumem as posições de trabalho na comunidade escolar.

A escolha das funções de cada criança aconteceu por intermédio da identificação dos alunos com os professores e funcionários. Após esse momento, eles passaram por uma preparação e, na quinta-feira, assumiram seus papéis, desde a primeira hora, chegando com antecedência à escola.

Sthefany Farias, aluna do 2° ano, Caroline Machado, do 8° ano, e Gabriel Kaus, do 7° ano, foram os alunos que assumiram a direção. Eles afirmaram que a atividade, apesar de ser muito legal, exige muito esforço e comprometimento. Caroline acrescentou que isso acontece porque "a diretora é como uma segunda mãe para os alunos, o que torna a responsabilidade mais difícil".

Mariana Ferreira Candido, aluna do 8° ano, relatou que representa a supervisora da escola, Rúbia Simone Valadares Rosa, há três anos. Para a menina, a supervisora sempre a cativou na forma de falar e lidar com os alunos, a ponto de desejar seguir a mesma profissão na vida adulta.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade