A menina Nathalia Virago, 5 anos, foi uma das primeiras a receber a dose da vacina na Unidade de Saúde da Família (USF) Itacolomi, na manhã desta quarta-feira, 10. Corajosa, ela fez o convite para outras crianças.
– Venham, porque eu nem chorei – incentivou.
A campanha de vacinação contra a gripe iniciou mais cedo na região sul do país para os públicos que tiveram o menor índice de adesão no ano passado, ou seja, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).
Por conta disso, toda a rede de unidades de saúde da Gravataí já está com as doses da vacina disponíveis para esta parte do público-alvo.
A mãe de Nathalia, Tatiele da Silva Virago, ficou muito feliz com o atendimento da vacinadora, a auxiliar de enfermagem, Elisângela Menegalli.
– Muito atenciosa e talentosa para dar a vacina – agradeceu a mãe.
Para Tatiele, é importante a acolhida das famílias nesta campanha para incentivar a vacinação em toda a cidade.
– A caderneta de vacinação da minha filha está completa – orgulha-se ela.
A profissional da Saúde Elisângela trabalha há três anos na USF Itacolomi e falou da importância de se conversar com a criança no momento da vacinação.
– Os pais devem explicar a importância da prevenção, pois o SUS disponibiliza as vacinas do calendário infantil, mas muitos pais ainda têm dificuldade de aderir a Campanha.
A coordenadora da Vigilância em Saúde de Gravataí (VIEMSA), Patrícia Silva, destaca que a vacina contra a gripe protege contra três tipos de vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B e complementa, ainda, que a vacina é produzida com vírus mortos, sem risco de causar qualquer infecção.
Gestantes precisam se cuidar ainda mais
A também vacinadora da USF Itacolomi, a técnica de enfermagem Ludmilla Bicca, trabalha há 24 anos no município e também destacou a importância das gestantes comparecerem nesta campanha de vacinação 2019.
Já no primeiro dia, a gestante Marie Michelle Saintal foi se imunizar e aproveitou para levar o seu filho Merckel's, de 5 anos. Acompanhando a mãe e o irmão, Michel, de 7 anos, incentivou os dois na "hora da picada".
Segundo Marie, "os profissionais aqui são ótimos pois incentivam a promoção da saúde e a prevenção de doenças o que para as gestantes é fundamental".
A campanha inicia para todo o público-alvo no próximo dia 22 e segue até 31 de maio, sendo que o dia D, em Gravataí, será sábado, 4 de maio, das 8h às 17h. Todas as 28 unidades de saúde do município estarão vacinando neste período.
QUEM RECEBE VACINA A PARTIR DO DIA 10
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
– Gestantes (em qualquer idade gestacional)
– Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
QUEM RECEBE VACINA A PARTIR DO DIA 22
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade
– Gestantes
– Puérperas
– Pessoas com idade a partir de 60 anos
– Povos indígenas aldeados
– Trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados
– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
– Professores de escolas públicas e privadas
– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais*
*Doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas ou hepática; diabetes; imunossupressão; obesidade; transplantados ou pessoas com trissomias.