ainda mais perto

Coronavírus confirmado em Porto Alegre e três casos suspeitos em Gravataí

autoridades de saúde apontam para risco de pandemia

O primeiro caso de coronavírus em Porto Alegre – o segundo confirmado no Rio Grande do Sul em menos de 24 horas – redobra o alerta de prevenção que autoridades de saúde vêm fazendo para evitar que a doença se propague pela região.

No final da manhã desta quarta-feira (11), a prefeitura da Capital anunciu que a pessoa infectada é uma mulher de 54 anos que esteve na Itália. Ela retornou na última sexta-feira e ficou em casa, em isolamento desde então. Outras três pessoas que estiveram em contato com a paciente que apresentaram sintomas també são monitoradas e farão coletas de amostras para exame ainda nesta quarta.

 

Gravataí foca nas escolas

 

Nesta terça-feira (10), após a secretaria estadual da Saúde detalhar a infecção do morador de Campo Bom, os gestores das secretarias de Saúde de Cachoeirinha, Gravataí e Viamão discutiram novas estratégias. Ficou definido que a meta é reforçar com a população que agora os cuidados coletivos são ainda mais importante.

 

Também na última terça-feira o secretário da Saúde de Gravataí, Jean Tormann, afirmou ao Seguinte: que todas as medidas necessárias já foram adotadas pelo município.

– Nossa rede de saúde está capacitada para receber os pacientes com suspeita, e não faltam equipamentos para os profissionais. O importante neste momento é que todos estejam atentos aos meios de prevenção, e não estabelecermos o pânico – diz o secretário.

Nesta quarta-feira uma nota com recomendações foi distribuída para a rede de ensino. Segundo ele, o documento reforça a importância da correta limpeza dos equipamentos e ambientes escolares, a higienização adequada das mãos e o uso do álcool gel.

– São medidas que já estão amplamente divulgadas pela mídia e órgãos de saúde – completa.

Atualmente, três casos suspeitos envolvendo moradores de Gravataí estão sob investigação, conforme o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado.

 

Casos confirmados no Brasil

 

SP – 19
RJ – 8
RS – 2
BA – 2
AL – 1
MG – 1
ES – 1
DF – 1

* Fonte: Ministério da Saúde

 

Cuidados

 

– Na hipótese de suspeita de contágio, a primeira orientação é para que o paciente procure um médico e mantenha repouso em casa até o término dos sintomas.

– É fundamental reforçar hábitos de higiene, como lavar as mãos com frequência, evitar o compartilhamento do chimarrão e colocar em prática a etiqueta respiratória, como tossir cobrindo o nariz e a boca com um lenço descartável ou na dobra do braço.

 

Sintomas

– O quadros de coronavírus geralmente são semelhantes aos de uma gripe.

– Em torno de 15% dos casos evoluem para um patamar de maior gravidade, exigindo internação hospitalar. 

– Geralmente, pessoas com outras doenças e sistema imunológico comprometido são as mais afetadas.

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade