segurança

Cercamento eletrônico permite ver por onde veículo passou em 30 dias

O secretário para Assuntos de Segurança Pública, André Brito, apresentou ao prefeito Marco Alba o Sistema de Vídeo Cercamento. A ferramenta já está em funcionamento e auxilia no monitoramento de veículos roubados, investigações policiais e outros crimes. Também estiveram presentes o prefeito eleito de Gravataí Luiz Zaffalon, o diretor da Primeira Delegacia de Polícia Metropolitana, Juliano Ferreira, o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar de Gravataí, major Luis Felipe Neves, e o comandante da Guarda Municipal de Gravataí, oficial Rogério de Souza Luis.

Hoje, Gravataí tem 20 câmeras que fazem o cercamento eletrônico. São dez pontos da cidade escolhidos por meio de um estudo, para  melhor atender às necessidades de segurança da população. O sistema consegue, entre três e quatro segundos, captar a imagem do veículo e emitir um sinal caso haja algum problema com a placa do automóvel. A Brigada Militar (BM) e a Guarda Municipal (GM) têm acesso ao sistema e colaboram com a Polícia Civil (PC) caso seja necessário.

– A integração da Brigada Militar, da Guarda Municipal e da Polícia Civil torna o trabalho mais fácil. Essa cooperação agrega para o nosso município. As parcerias de tecnologia, os serviços da Guarda e a contratação de pessoas competentes é o que podemos fazer para atender aos pedidos de mais segurança da população. O cercamento eletrônico é uma vitória da comunidade, porque o direito mais sagrado para o cidadão é a vida e estamos trabalhando para isso – disse o prefeito.

André Brito detalhou o funcionamento do sistema:

– Colocando a placa de qualquer veículo no sistema é possível acessar um histórico de onde o carro esteve nos últimos 30 dias. É uma ferramenta, também, de ações preventivas.

Esse tipo de avanço tecnológico é possível por meio de uma relação institucional de parceria, explicou o secretário, referindo-se aos colegas da Brigada Militar e da Polícia Civil.

– Encerramos essa gestão com a sensação de ter feito o melhor na questão de segurança – concluiu.

– Queremos continuar aperfeiçoando essas ferramentas, avançar no quesito da segurança. Uma sociedade em harmonia depende de um sentimento de tranquilidade, que vem por meio da segurança. Temos nossa Guarda e essa parceria com a Brigada e a Polícia Civil. Vamos continuar trabalhando e podem contar conosco – disse o prefeito eleito de Gravataí, Luiz Zaffalon. 

O comandante Souza, da Guarda Municipal, falou sobre as melhorias no serviço da corporação e a importância desse investimento para a cidade.

– Começamos um trabalho na Guarda que quebra paradigmas. Ampliamos a qualificação e capacitação, criamos uma estrutura funcional e efetiva. Essa ferramenta irá ampliar ainda mais o trabalho e trazer qualidade ao serviço.

O delegado Juliano Ferreira agradeceu a parceria e falou da relevância do cercamento eletrônico.

– Esse serviço tem gerado resultados nos indicadores de segurança do município. A política estabelecida tem proporcionado isso. Essa ferramenta é muito importante, os recursos que ela nos permite é fantástico. Agradeço a parceria com a Brigada e a Guarda, podem contar com a Polícia Civil – disse. 

O comandante Neves, da Brigada Militar, falou sobre como Gravataí evoluiu no quesito segurança.

– Em 2017, nossa cidade tinha o apelido de Gravataiquistão, por causa do alto número de homicídios. Começamos a aperfeiçoar a parceria com a Guarda, e os números foram melhorando. A redução dos crimes existe, é fato. Gravataí é muito mais segura que Porto Alegre. No município se construiu um trabalho de sanar as contas, que também valorizou a questão da segurança. Hoje temos um município organizado, que torna menos difícil o trabalho da Brigada Militar. Em Gravataí, diminuiu a sensação de impunidade, pois o sistema de segurança da cidade funciona – contou.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade